Prefeitura de Ferraz vai oferecer capacitação para ambulantes
Prefeitura de Ferraz vai oferecer capacitação para ambulantes
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos dará início, dentro dos próximos dias, a um processo de qualificação dos vendedores ambulantes do município. Na programação, está a palestra “Empreendendo na Rua”, que será oferecida pelo Serviço Nacional de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As atividades serão realizadas na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia (avenida Santos Dumont, 1.616, Jardim Vista Alegre – 4677-7413). O anúncio foi feito na manhã de ontem (18 de fevereiro), na sede da pasta, por seu titular, o empresário Elio de Andrade Filho.![]() |
Prefeitura de Ferraz vai oferecer capacitação para ambulantes / Foto: Roseli Souza |
A capacitação está prevista para ter início em março deste ano. Nesta semana, a municipalidade pretende convocar os ambulantes para uma primeira reunião, que dará norte à formação e vai definir datas e horários para que a ação seja promovida, visando, inclusive, a formalização da categoria em Ferraz.Nesta etapa de qualificação, estão previstas oficinas temáticas sobre fluxo de caixa, planejamento e análise de mercado, além de palestras sobre a Lei do Micro Empreendedor Individual (MEI).
Já a explanação “Empreendendo na Rua” será dada pelo Sebrae. Os vendedores ambulantes do setor alimentício, também inseridos no processo de regularização, ainda receberão da Vigilância Sanitária do município uma qualificação específica sobre manipulação de alimentos.
Segundo Andrade Filho, o objetivo dessa ação é melhorar o modelo de gestão das empresas, até então, informais, ao passo em que os comerciantes de rua poderão fortalecer parcerias, padronizar processos e desenvolver suas visões estratégicas quanto aos seus negócios:
“Com essas aulas, queremos que o vendedor ambulante concilie o aprender a empreender e trabalhe as características que compõem o verdadeiro perfil de um empreendedor. É preciso despertar atitudes e habilidades. Para tanto, vamos transmitir conhecimentos e valores que vão contribuir, e muito, para que as atividades desses comerciantes se tornem melhores, mais produtivas e organizadas. Inclusive, poderão participar das oficinas ambulantes, feirantes e varejistas, desde que estejam devidamente registrados e licenciados pela Prefeitura de Ferraz”, complementa.
Ainda segundo o gestor, ao final da capacitação, que deve ter início no próximo mês, os trabalhadores receberão da prefeitura um kit, contendo certificado de qualidade e um banner para a identificação de seu ponto.
O prefeito Acir Filló acredita que o investimento na regulamentação da categoria “é uma iniciativa muito positiva para a cidade”, e que a mesma rendará muitos frutos para a economia e a formalização do comércio alternativo:
“Este grupo, agora, será valorizado pela municipalidade. A finalidade dessa iniciativa é reduzir a informalidade, minimizar a burocracia, valorizar o empreendedor de rua, promover a educação empreendedora e profissionalizante e aumentar a geração de renda. Queremos, também, facilitar o acesso desse público ao crédito e a outros serviços financeiros, bem como aumentar o faturamento dos participantes”, finaliza o chefe do Poder Executivo.
Secom/ Ferraz - 19/02/2014