Recicla Mogi entra em nova fase e ações vão impulsionar coleta seletiva na cidade

Recicla Mogi entra em nova fase e ações vão impulsionar coleta seletiva na cidade

O Programa Recicla Mogi entrou em sua 3ª e 4ª fases – com mais 23 bairros passando a contar com a coleta seletiva - e a Prefeitura de Mogi das Cruzes adotará um conjunto de medidas para impulsionar a reciclagem no município. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/02), durante evento realizado no gabinete. O município contará com novos ecopontos, que funcionarão nas Administrações Regionais; ecopontos itinerantes e a Usina de Triagem da Vila São Francisco terá sua capacidade ampliada.

O diretor-geral do Semae, Marcus Melo, representou o prefeito Marco Bertaiolli no evento e destacou a importância do evento: “Em nome do prefeito, quero agradecer sinceramente aos representantes da Toyama pela parceria e pelo trabalho que estamos realizando juntos”, frisou. Três funcionários do Centro Ambiental da Prefeitura de Toyama estão em Mogi como parte do convênio e participaram do evento desta terça-feira - o vice-diretor Shuji Maki, o chefe administrativo Kaname Suguitani e o encarregado administrativo, Takashi Daimon.


Melo anunciou o início dos processos de licitação para a Usina de Triagem, que prevêem a ampliação do local, contratação de uma cooperativa de gestão e compra de esteira para a usina. Outra licitação aberta incluirá a compra de contêineres para a coleta seletiva em todos os prédios municipais. Já o secretário municipal do Verde e Meio Ambiente, Romildo Campello, detalhou as novas ações que serão adotadas no município.

A 3ª fase do Recicla Mogi incluirá a Vila Maria Zélia, Vila Rica, Vila Suíssa, Vila Horizonte, Conjunto Residencial Claudia, Vila Paulicéia, Jardim Juliana, Botujuru, Vila São Paulo – estes bairros terão a coleta às segundas e quartas-feiras, das 7h às 14h.

Secretário Romildo Campello detalhou as ações realizadas pelo Recicla Mogi e anunciou as novidades que vão impulsionar a coleta seletiva na cidade
Já a 4ª fase vai englobar o Residencial João XXIII, Loteamento João Paulo de Arruda, Conjunto CDHU, Jardim Bela Vista, Loteamento Rio Acima, Jardim São Pedro, Vila Nova Aparecida, Jardim das Bandeiras, Residencial Colinas, Residencial Casa Linda, Conjunto Jefferson da Silva, Conjunto Residencial Cocuera, Real Park Mogi e Conjunto Toyama, com a coleta às quartas e sábados, das 7h às 14h.

Nas duas primeiras fases, já em andamento e que incluem 17 bairros das regiões do Rodeio e Parque Olímpico, os resultados são expressivos. O volume médio de lixo reciclado cresceu 60% em cada área, o que contribuiu para o crescimento dos resultados gerais de reciclagem em Mogi, que aumentaram de 0,6% para 2,34% - um aumento de 390%. A meta do programa é que o município chegue a 2016 com 10% de reciclagem, índice existente em países de primeiro mundo.

Ecopontos

Além disso, a Prefeitura instalará quatro novos ecopontos fixos, que funcionarão nas Administrações Regionais de Biritiba-Ussu, Quatinga, Taiaçupeba e Sabaúna, além de um ecoponto itinerante, que vai operar em quatro locais da área central: Largo do Rosário (às terças-feiras), Praça Francisco Ribeiro Nogueira (às quartas-feiras), Praça dos Imigrantes (às quintas-feiras) e Centro Cívico (aos sábados).

Outra ação importante é a capacitação do primeiro grupo de catadores pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Sebrae. Eles receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), camisetas, bonés e crachás de identificação. As quantidades de lixo coletadas serão incluídas no Recicla Mogi. (MAS)

Secom/ Mogi - 18/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV