Recicla Mogi entra em nova fase e ações vão impulsionar coleta seletiva na cidade
Recicla Mogi entra em nova fase e ações vão impulsionar coleta seletiva na cidade
O Programa Recicla Mogi entrou em sua 3ª e 4ª fases – com mais 23 bairros passando a contar com a coleta seletiva - e a Prefeitura de Mogi das Cruzes adotará um conjunto de medidas para impulsionar a reciclagem no município. O anúncio foi feito nesta terça-feira (18/02), durante evento realizado no gabinete. O município contará com novos ecopontos, que funcionarão nas Administrações Regionais; ecopontos itinerantes e a Usina de Triagem da Vila São Francisco terá sua capacidade ampliada.A 3ª fase do Recicla Mogi incluirá a Vila Maria Zélia, Vila Rica, Vila Suíssa, Vila Horizonte, Conjunto Residencial Claudia, Vila Paulicéia, Jardim Juliana, Botujuru, Vila São Paulo – estes bairros terão a coleta às segundas e quartas-feiras, das 7h às 14h.
![]() |
Secretário Romildo Campello detalhou as ações realizadas pelo Recicla Mogi e anunciou as novidades que vão impulsionar a coleta seletiva na cidade |
Nas duas primeiras fases, já em andamento e que incluem 17 bairros das regiões do Rodeio e Parque Olímpico, os resultados são expressivos. O volume médio de lixo reciclado cresceu 60% em cada área, o que contribuiu para o crescimento dos resultados gerais de reciclagem em Mogi, que aumentaram de 0,6% para 2,34% - um aumento de 390%. A meta do programa é que o município chegue a 2016 com 10% de reciclagem, índice existente em países de primeiro mundo.
Ecopontos
Além disso, a Prefeitura instalará quatro novos ecopontos fixos, que funcionarão nas Administrações Regionais de Biritiba-Ussu, Quatinga, Taiaçupeba e Sabaúna, além de um ecoponto itinerante, que vai operar em quatro locais da área central: Largo do Rosário (às terças-feiras), Praça Francisco Ribeiro Nogueira (às quartas-feiras), Praça dos Imigrantes (às quintas-feiras) e Centro Cívico (aos sábados).
Outra ação importante é a capacitação do primeiro grupo de catadores pela Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente e Sebrae. Eles receberão Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), camisetas, bonés e crachás de identificação. As quantidades de lixo coletadas serão incluídas no Recicla Mogi. (MAS)
Secom/ Mogi - 18/02/2014