Saúde de Ferraz contabiliza 1 milhão de atendimentos em 2013
Saúde de Ferraz contabiliza 1 milhão de atendimentos em 2013
Em audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira (27 de marco), na Câmara de Ferraz de Vasconcelos, a Secretaria Municipal de Saúde divulgou que, durante 2013, mais de 1 milhão de atendimentos foram realizados na rede básica de saúde. Os trabalhos tiveram início por volta das 9h30 e tiveram como objetivo avaliar a prestação de contas por parte da municipalidade quanto ao último quadrimestre do ano passado.Durante cerca de três horas, o secretário da pasta, o médico Luiz Antonio do Nascimento, apresentou estatísticas referentes às atividades desenvolvidas no setor entre os meses de setembro e dezembro à população presente na audiência e aos vereadores Antonio Carlos Alves Correia, o Tonho, presidente da Comissão de Saúde do Poder Legislativo, Marcos Antonio Castelo, o Ratinho, Clenilson Lima Dias, o Quequê, Claudio Ramos Moreira, e o presidente da Casa, Luiz Fabio Alves da Silva, o Fabinho.
Acompanhado de seu corpo técnico, Nascimento detalhou sobre os mais variados procedimentos realizados nos equipamentos de Saúde de Ferraz disponíveis na rede, como o Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Caism), o Pronto-Atendimento Infantil (Pai), as 13 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o Serviço de Atendimento Especializado (Sae) e a Vigilância Sanitária. Na oportunidade, o secretário apresentou números dos mais variados atendimentos que ocorrem na rede, que conta, hoje, com 810 profissionais.
De setembro a dezembro de 2013, por exemplo, ocorreram 104,5 mil exames laboratoriais. No ano passado, esse tipo de procedimento chegou a 500 mil registros. O Pai registrou 8.455 atendimentos (pessoas de 0 a 12 anos) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) apontou 3.728 chamadas, entre janeiro a dezembro de 2013. No geral, Ferraz realizou 285 mil atendimentos de enfermagem, além de 181 mil atendimentos médicos. O total de procedimentos em 2013, segundo nascimento, ultrapassa 1 milhão.
“Atender o munícipe com qualidade é fundamental. Nossa gestão contempla a qualidade e não a quantidade, apenas. É preferível atender cem pacientes com qualidade e atenção, do que 500 pessoas, de forma rápida, e sem o acolhimento necessário, preciso e qualitativo. Em 2013, melhoramos as condições da Secretaria de Saúde, e isso fez com que houvesse melhorias no serviço prestado à população ferrazense. Sabemos que ainda falta muita coisa, mas os primeiros passos rumo ao incremento da rede básica já foram dados”, acrescentou o secretário.
“Estamos investindo, de forma contundente, na Saúde. Vamos entregar as obras do Caism em breve e, praticamente, junto ao Pai. Também estamos finalizando a construção do posto de saúde do Jardim Yone, construído 100% com recursos municipais. Há mais de 15 anos não se construía uma unidade dessas com recursos próprios do município. A humanização na saúde também é prioridade e, para tanto, trabalhamos a falta de médicos nos postos de saúde. Estamos avançando, mas sabemos que ainda temos muito a fazer”.
Secom/ Ferraz - 28/02/2014