Ferraz poderá ter “Teatro de Graça na Praça”

Ferraz poderá ter “Teatro de Graça na Praça”

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, recebeu em seu Gabinete, na tarde desta quinta-feira (20 de fevereiro), a atriz Elizabeth Savalla. Na oportunidade, a artista apresentou ao chefe do Executivo ferrazense o projeto Teatro de Graça na Praça. O objetivo da iniciativa, que já passou por mais de 60 cidades brasileiras, é disponibilizar espetáculos à população sem ônus, por meio de parcerias firmadas com as administrações municipais. Segundo Filló, grandes são as chances de seu governo adotar o programa, colocando o mesmo em prática entre os meses de abril e maio deste ano.

Ferraz poderá ter “Teatro de Graça na Praça” / Foto: Will de Oliver


Atriz da Rede Globo há 40 anos, Elizabeth Savalla chegou à cidade, hoje, por volta das 14h30. Acompanhada de seu marido, o arquiteto e produtor teatral Camilo Átila, a intérprete da ex-chacrete Márcia, da novela “Viver à Vida”, compartilhou sua experiência com o Teatro de Graça na Praça, o qual desenvolve há, pelo menos, quatro anos. Com a iniciativa, a artista de 59 anos viaja todo o Brasil, oferecendo peças sem custo para a população. Somente em 2009, 14 cidades receberam o projeto, culminando em 16 apresentações e 63 mil espectadores. Em 2010, foram 36 municípios, 49 apresentações e um público de 147 mil pessoas.

A ideia da atriz é, em 2014, se apresentar em Ferraz, com a peça “A.M.D.A.D.A.S – Associação das Mulheres que Acordaram Despencadas”, comédia de humor histrônico e contagiante da qual ela é protagonista. Ao lado do secretário municipal de Cultura, Edson Pascotto, Filló acolheu a sugestão com entusiasmo e se comprometeu a estudá-la, visando colocá-la em prática entre os meses de abril e maio deste ano. O local para a realização do evento ainda será definido, bem como a data e horário. De acordo com a assessoria da global, o espetáculo pode ser agendado entre quinta-feira e domingo, sempre a partir das 19 horas:

“A finalidade desse projeto é popularizar o teatro e dar oportunidade para que todos tenham acesso a espetáculos de qualidade. Em quatro anos de projeto, rodamos mais de 60 cidades e fizemos mais de cem apresentações. É fantástico ver o contentamento do povo que vai nos assistir. A população brasileira gosta de teatro, sabe consumir o teatro. Porém, nem sempre tem poder aquisito para frequentar peças. Então, queremos democratizar essa arte, fazer rir, entreter, popularizar o teatro, o levando para a rua, para as praças”, complementou Elizabeth Savalla.

Para o prefeito de Ferraz, este tipo de iniciativa é de extrema importância. O gestor, inclusive, traçou um paralelo com o “Cine Tela Brasil”. Desenvolvido no município em novembro de 2013, o projeto prevê a exibição, de forma gratuita, de filmes nacionais, para estudantes da rede municipal:

“Por meio de iniciativas como estas, o público não vai até o cinema, ou ao teatro. O cinema e o teatro é que vão até o público, e de graça. Sou a favor de todo instrumento que gera cultura e entretenimento. Assim, vamos estudar uma forma de abraçar este espetáculo e oferecê-lo ao povo de Ferraz sem custo. Será uma honra trazer para a cidade o talento de uma atriz como Elizabeth Savalla”, acrescentou Filló.

Também participaram da reunião na tarde desta quinta-feira, a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Ferraz e secretária municipal de Desenvolvimento e Promoção Social, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, além dos secretários Denize Ribeiro (Educação), Valmir dos Santos, o Sal (Esporte), Juracy Ferreira da Silva (Governo) e Carla Fiamini (Comunicação Social).

Secom/ Ferraz - 21/02/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV