Ferraz realiza palestra sobre violência contra a mulher

Ferraz realiza palestra sobre violência contra a mulher

Através do projeto de “Enfrentamento à Violência, Promoção de Saúde, e Cultura da Paz”, a apresentação foi desenvolvida durante cerca de duas horas pelo mestre em serviço social, Claudio Bartolomeu Lopes, para 30 pessoas, que atuam com atividades que promovem o bem-estar social, sobretudo para as mulheres.

Durante o encontro, Bartolomeu abordou assuntos relacionados à violência praticada contra a mulher, por meio de preconceitos, discriminação, agressão e tudo que envolve o universo feminino. Os diretos da mulher também foi um dos tópicos abordado durante o bate-papo ocorrido no auditório.

A Secretaria Municipal de Saúde de Ferraz de Vasconcelos, através do setor de Vigilância em Saúde desenvolve projeto de enfrentamento à violência, e prevenção de acidentes nas Unidades Básicas de Saúde, (UBSs). O objetivo central do programa, coordenado pela psicóloga da rede municipal Aparecida Maria dos Santos, é orientar os pacientes que procuram, sobretudo, os postos de saúde, e que apresentem algum tipo de traço, que possa dar a conotação de que essa pessoa tenha sofrido violência, como por exemplo, manchas roxas na pele, hematomas, entre outras evidências de que o munícipe possa ter sido vítima de algum tipo de violência, ou acidente.

De acordo com o projeto, a princípio, enfermeiros e médicos são orientados a conversar com os pacientes, no sentido de descobrir que tipo de violência ou acidente ele sofreu, e a partir daí, com base, por exemplo, no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Estatuto do Idoso, e Lei Maria da Penha, os profissionais possam conscientizá-lo dos seus direitos, na qualidade de cidadãos, também com o intuito de promover a cultura da paz. Além dos postos de saúde, a população também pode receber orientações no setor de Vigilância em Saúde (Rua Jácomo Zanchetta, 273, Centro).

Secom/ Ferraz - 17/03/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV