Suzano foca investimentos na base para fortalecer esporte no município
Suzano foca investimentos na base para fortalecer esporte no município
Levar esporte a todos os suzanenses é uma das prioridades da administração municipal. Por isso, a Secretaria de Esportes, Recreação e Lazer tem trabalhado para descentralizar as modalidades e fortalecer as escolinhas de base. “Neste momento, estamos empenhados em atender a população e, depois, vamos batalhar pelo alto rendimento”, afirmou o chefe da pasta, Emerson Taboada de Faria, o Maria do Lava Rápido.
O secretário contou que “obviamente” sonha em ver o município despontar nos cenários estadual, nacional e, quem sabe, até mundial nas manchetes esportivas. Mas o seu papel à frente da Secretaria de Esportes é atender, em primeiro lugar, os suzanenses, priorizando os recursos para os munícipes. Ele também explicou que o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo exige que os recursos (dinheiro público) destinados ao esporte e lazer sejam aplicados na base, no atendimento social.
Neste ano, serão investidos R$ 3.606.998 em convênios com entidades que desenvolverão projetos de incentivo ao esporte de base. Ao todo, são 24 modalidades que deverão atender - no mínimo - 150 munícipes, cada. A expectativa da pasta é de que mais de 30 mil pessoas sejam beneficiadas pelas atividades e ações que serão desenvolvidas. Vale frisar que os projetos foram escolhidos por meio de processo seletivo regido por edital, uma novidade no setor esportivo.
“O processo seletivo foi uma inovação e teve como objetivo tornar a escolha mais transparente e eficaz. Ganharam os projetos que priorizam o atendimento ao povo, como no caso do ciclismo e futsal. Nossa meta é ampliar os núcleos esportivos e levar diferentes modalidades para os bairros mais afastados. Tenho certeza que aquela mãe de um bairro periférico, cuja família passa por dificuldades financeiras e sociais, vai agradecer a oferta de um serviço esportivo que afaste o filho dela da bandidagem, ensinando disciplina, respeito e a ter metas e objetivos na vida”, completou.
Sobre o alto rendimento, Faria garantiu que fará o que estiver ao seu alcance para retomar essa modalidade de esporte na cidade, buscando parcerias com empresários e grupos esportivos. O secretário ressaltou que nesses casos o patrocínio é fundamental, pois os gastos são muitos.
Ele citou, por exemplo, que para manter um time de vôlei é preciso cerca de R$ 5 milhões por ano - isso inclui o pagamento de atletas de ponta, comissão técnica e infraestrutura necessária para a equipe. No entanto, com o mesmo valor é possível garantir o atendimento esportivo para milhares de crianças, em escolinhas, investimentos para o lazer e em programas de atividades físicas que visam melhorar a qualidade de vida e a manutenção da saúde.
“O esporte de alto rendimento é, sem dúvida, importante. São inúmeras vantagens: o nome da cidade é projetado, mais notícias são geradas para a imprensa e com certeza nossa juventude tem ídolos mais perto que servem de inspiração. Mas eu penso que os grandes ídolos para os jovens também são seus professores. É por isso que nossa administração, neste momento, está focada em atender ao povo através das escolinhas e não com o alto rendimento”, finalizou o secretário.
Fonte: Diário de Suzano - 06/03/2014