Testinha anuncia uma série de investimentos na Saúde
Testinha anuncia uma série de investimentos na Saúde
Os poaenses que aguardam a realização da cirurgia de catarata poderão ser atendidos a partir do início do próximo mês. Ontem, o prefeito Francisco Pereira de Sousa (SDD), o Testinha, anunciou verba de R$ 250 mil para a execução das operações, sendo que aqueles que estão na fila de espera terão prioridade de atendimento. A novidade faz parte de uma série de investimentos programados para o sistema municipal de Saúde.![]() |
Testinha falou sobre a importância dos serviços e a responsabilidade da prefeitura em melhorar o setor / Foto: Eduardo Guimarães |
A verba de R$ 250 mil foi conquistada por meio de convênio com o governo do Estado. De acordo com o que foi adiantado pelo chefe do Executivo, além das cirurgias de catarata, o município irá adquirir aparelhos para a realização de exames de tomografia, endoscopia, colonoscopia e ressonância magnética - somente para cirurgias.
A ideia, segundo Testinha, é que a administração municipal assuma serviços que deveriam ser oferecidos pela rede estadual, mas estão irregulares na cidade. "Vamos trazer um pouco mais de estrutura para que muitos exames e, até mesmo cirurgias, sejam realizados na cidade, para que os pacientes não precisem mais sair de Poá".
Segundo a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, a área da saúde deverá sofrer uma série de mudanças positivas no que diz respeito ao atendimento. Citando o cronograma de melhorias previstas, a titular da pasta assegurou que os investimentos começarão a ser executados ainda esse ano.
"Pretendemos atender à demanda reprimida de cirurgias de catarata já no começo do mês que vem. Além disso, estamos adquirindo os aparelhos para a realização dos exames e também queremos aumentar a equipe do SAD (Serviço de Atendimento Domiciliar), para ampliar a cobertura de atendimentos. Enfim, a população contará com boas novidades a partir deste ano", afirmou Claudia.
Críticas
Em matéria publicada ontem, o Dat revelou que a população poaense cobra melhorias no setor de Saúde. Questionado sobre o assunto, o prefeito reconheceu que a quantidade de pacientes que utilizam os serviços municipais é crescente, mas garantiu que o setor teve crescimento positivo nos últimos anos.
"Ao longo do mandato, nós temos recebido muitos elogios. Tanto que eu estou sempre nos hospitais, nos postos de saúde, e a população tem agradecido o empenho. Aquilo que nos cabe e, até um pouco mais, nós temos feito. A demanda é grande, por conta da qualidade, mas temos que cuidar disso, para que a demanda não cresça de maneira desordenada. Mas a saúde tem melhorado bastante aqui na cidade", concluiu o gestor.