7º Mutirão de Castração é realizado em Poá

7º Mutirão de Castração é realizado em Poá

A Secretaria de Saúde de Poá, por meio do Departamento de Zoonoses, realizou na manhã de domingo, dia 27, a 7ª edição do Mutirão de Castração, desta vez na região central da cidade, na Escola Municipal de Ensino Básico Márcio Gomes.

O prefeito em exercício Marcos Borges acompanhou a ação / Foto: Eduardo Guimarães
O prefeito em exercício Marcos Borges acompanhou a ação / Foto: Eduardo Guimarães


Cerca de 95 cães foram castrados e chipados durante a ação que contou pela primeira vez com o Castramóvel, um veículo adquirido pela Administração Municipal equipado com todo material necessário para a realização deste procedimento. “Esse novo equipamento nos facilita e muito, pois antes tínhamos que utilizar salas comuns e agora temos todo material necessário para a realização da castração e da chipagem”, destacou a secretária de Saúde, Claudia Cristina de Deus, que acompanhou o mutirão ao lado do prefeito em exercício, Marcos Borges.

O prefeito em exercício e a secretária de Saúde durante o mutirão / Foto: Eduardo Guimarães
O prefeito em exercício e a secretária de Saúde durante o mutirão / Foto: Eduardo Guimarães


Ao todo, 665 cães já foram castrados em todo o município e receberam a implantação de um chip que conta com os dados do seu dono. “Esse sistema de chip é muito importante, pois se encontrarmos um cão na rua, por meio do chip é possível encontrarmos o seu proprietário para saber se o cachorro apenas fugiu ou se foi abandonado”, destacou Borges, que fez questão de parabenizar a Secretaria de Saúde e o Departamento de Zoonoses pelo trabalho que estão realizando.

Mais 95 cães foram castrados em mais um mutirão / Foto: Eduardo Guimarães
Mais 95 cães foram castrados em mais um mutirão / Foto: Eduardo Guimarães


CASTRAÇÃO

De acordo com a coordenadora do departamento, a veterinária Alessandra Pereira Digenova Ramos, estas ações são importantes, principalmente para aqueles cães que, por exemplo, são comunitários, ou seja, que vários vizinhos cuidam do animal que na verdade vive na rua: “O mutirão de castração prioriza os animais errantes (rua) e aqueles cujos proprietários possuem a vontade de castrar seus animais”, disse.

Ainda segundo Alessandra, o dono do cão se responsabiliza pelo pós-operatório, portanto ele aguarda até que o cão volte da anestesia.

Secom/ Poá - 28/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV