Alunos do Senai recebem certificados
Alunos do Senai recebem certificados
Alunos do Centro de Treinamento Industrial (CTI) do Senai de Arujá receberam o certificado de conclusão dos cursos de operador de microcomputador, eletricista e instalador residencial, práticas de departamento pessoal, auxiliar administrativo, assistente administrativo e almoxarife, estes dois últimos oferecidos pelo Pronatec, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social.Foto: Divulgação |
A cerimônia de entrega dos certificados foi realizada na Associação Comercial e Empresarial (ACE), na noite de quarta-feira. “Temos a preocupação de oferecer qualificação para os nossos jovens serem inseridos no mercado de trabalho e, além do Senai, teremos cursos do Senac futuramente”, afirmou a secretária de Assistência Social, Maria Luzia Bortone Salles Couto.
Aos 17 anos, o morador do Jardim Joseli, Rafael Alonso, recebeu a certificação de auxiliar administrativo. “Tive a oportunidade de aprender noções de ética e moral profissional, comportamento no trabalho, contabilidade, entre outras disciplinas. No final do curso, em grupo, montamos uma empresa fictícia para apresentar aos professores”, afirmou.
O estudante estava acompanhado dos pais, que ficaram orgulhosos pela determinação do jovem. “Ele que correu atrás de tudo, conseguiu a vaga, veio para as aulas e se formou. Foi a maior alegria da minha vida”, afirmou a mãe, Denise Justino de Souza.
José Antonio Ribeiro, morador do Jardim Rincão, recebeu o certificado de eletricista e instalador residencial. Ele conta, inclusive, que já trabalha na área. “Um amigo me deu a oportunidade, hoje sou auxiliar de instalação residencial em condomínio e gostaria até de aprofundar os meus conhecimentos”, disse.
Qualificação
A qualidade dos cursos oferecidos e a importância deles para quem está à procura do primeiro emprego ou em busca de recolocação no mercado de trabalho foi destacada pelo coordenador do CTI, Valter Xavier de Abreu.
“Os cursos têm 160 horas de aulas teóricas e práticas e nós ensinamos aos alunos o conhecimento. Há diferença entre saber fazer e fazer com a agilidade que o dia a dia exige, o que, aliás, só vem com o tempo para todo profissional. Então nós fazemos com que eles saiam da aula qualificados, conhecendo e sabendo o que deve ser feito”, afirmou.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, José Carlos Santos, também destacou os cursos e a parceria da Prefeitura com o Senai. “São novas turmas se formando por meio do trabalho da administração municipal, junto com o Ciesp e a Fiesp. É gratificante ver estes alunos, alegres, com os certificados que vão ajudá-los a se tornarem bons profissionais”, resumiu.
Pronatec
O Pronatec, criado em 2011, tem como objetivo democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica. Integra o Plano Brasil Sem Miséria, oferecendo cursos de qualificação profissional custeados pelo governo federal e ministrados por instituições de reconhecida competência, melhorando as perspectivas de inserção da população nas oportunidades de trabalho disponíveis.
Fonte: Prefeitura de Arujá - 17/04/2014