Alunos poaenses trabalham com composto orgânico por meio do projeto Horta na Escola

Alunos poaenses trabalham com composto orgânico por meio do projeto Horta na Escola

As Secretarias de Meio Ambiente e Educação de Poá realizaram na sexta-feira, dia 28, a pesagem de um composto orgânico preparado com restos de cascas e folhas de frutas e legumes utilizadas na merenda da Escola Municipal de Ensino Básico (Emeb) Giovanni Vitorino Deliberato, situada na região central da cidade.

Crianças aprendem a fazer composto orgânico / Foto: José Antônio Martinez


O composto faz parte do projeto “Horta na Escola”, no qual as crianças aprendem a plantar verduras e legumes que, posteriormente, também serão colhidos por elas para serem utilizadas na própria merenda. “Foram 365 quilos de lixo que deixaram de ir para um aterro sanitário”, destacou o engenheiro agrônomo da Secretaria de Meio Ambiente, Odair Pereira.

De acordo com o engenheiro, o material que sobra do preparo da merenda escolar vai sendo jogado pelas próprias merendeiras dentro de uma caixa onde permanecem por um determinado período até se transformarem em composto orgânico. “As próprias crianças fizeram a pesagem do composto que, posteriormente será utilizado no preparo do solo que irá receber a horta”, disse.

O composto faz parte das ações desenvolvidas no projeto “Horta na Escola” / Foto: José Antônio Martinez


Segundo o secretário de Educação, Calor Humberto Martins, esse projeto apresenta às crianças um conteúdo de educação ambiental enorme. “Sem falar é claro no conteúdo social que é o de ensinar as crianças uma ação que pode ser levada por eles para seus pais” afirmou.

Secom/ Poá - 01/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV