Cidades da região registram 22 casos de dengue em quatro meses

Cidades da região registram 22 casos de dengue em quatro meses

Dos 22 casos de dengue contabilizados entre sete cidades do Alto Tietê entre janeiro e abril deste ano, 19 deles foram registrados em Mogi das Cruzes. 

O outro caso registrado na região neste ano aconteceu em Santa Isabel e os demais dois em Poá. 

As informações foram obtidas com as assessorias de imprensa das prefeituras. Apesar disso, a doença causada pelo mosquito Aedes aegypti caiu 63,3% na região, em comparação a 2013. 

Na época, 60 pessoas haviam contraído dengue. A maior parte dos casos foi registrada em Mogi, Suzano e Itaquaquecetuba. 

Mesmo com a queda do índice da doença no Alto Tietê, a atual situação mogiana é pior do que presenciada no mesmo período de 2013. Enquanto que neste ano 12 das 19 pessoas foram infectadas na cidade, no primeiro quadrimestre de 2013 apenas cinco contraíram dengue por lá.

Já em Santa Isabel houve queda nos casos. Entre janeiro a abril de 2013, três pessoas estavam infectadas. Contudo, nenhuma delas havia contraído a doença na cidade. Este ano, apenas uma contraiu dengue, mas fora do município.Poá registrou três casos de dengue nos quatro primeiros meses do ano passado. Neste ano, dois. Em ambos os períodos as pessoas foram infectadas fora da cidade. 

A situação melhorou em Ferraz de Vasconcelos e em Suzano. Por enquanto, nenhum caso de dengue foi confirmado nas cidades desde o início do ano. Nos quatro primeiros meses de 2013, dois haviam sido registrados em Ferraz.

Em Suzano, das 13 notificações deste ano, quatro ainda continuam sob investigação. As demais foram descartadas. No mesmo período do ano passado, o município registrou 150 notificações. Dezoito casos acabaram confirmados na ocasião. Destes, apenas duas pessoas haviam sido infectadas no município.

A Prefeitura de Itaquaquecetuba apontou que, por enquanto, o balanço de casos suspeitos e positivos dos primeiros meses deste ano ainda não foi realizado. Contudo, informou que de janeiro a abril passado, o município contabilizou 16 casos positivos, 11 deles "importados". 

A Prefeitura de Biritiba Mirim classificou o município como "sadio", atentando o último caso da doença foi registrado há cinco anos. Salesópolis não registrou nenhum caso nos períodos.

Até o fechamento da matéria, o DS não havia recebido retorno das prefeituras de Arujá e de Guararema.

Fonte: Diário de Suzano - 27/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV