Encontro de Povos Indígenas atrai arujaenses
Encontro de Povos Indígenas atrai arujaenses
Os arujaenses que passaram nesta terça-feira (15/04) pela Praça Benedito Ferreira Franco (Coreto), no Centro de Arujá, puderam acompanhar o primeiro dia do Encontro de Povos Indígenas. A iniciativa é realizada pela Secretaria Municipal de Cultura e Turismo para marcar o Dia do Índio, comemorado no próximo sábado (19/04).![]() |
Foto: Divulgação |
Até a próxima quinta-feira, indígenas das aldeias Fulni-Ô, Pankararé, Kariri-Xocó e Wassu-Cocal fazem apresentações musicais, de dança, além de comercializarem materiais como colares, xanducas (cachimbos), maracás (chocalhos), arco e flecha, entre outros. Parte dos produtos é pintada com tinta extraída de pedra moída.
A presença dos indígenas atraiu a atenção dos arujaenses durante toda esta terça-feira (15/04). “Comprei um chocalho para usar na atividade do Dia do Índio com os meus alunos do berçário (de um a dois anos). Acredito que este tipo de evento, bem como levar para eles um material produzido pelo próprio índio é importante por trabalhar a diversidade e a cultura brasileira”, afirmou a professora Máxima Maria de Souza, que dá aulas em Santa Isabel.
“O índio é o que somos, independentemente da roupa e do jeito que nos apresentamos. Muitas pessoas conhecem o índio da televisão ou do livro e as apresentações que a gente faz mostra mais da nossa cultura”, afirma a fulni-ô Avani Florentino de Oliveira.
“A curiosidade das pessoas chama muito a nossa atenção. E o que trazemos para estes encontros é um pouco do que faz o pankararé da Bahia. Então elas perguntam muito sobre o que são estas coisas, para que elas servem e do quê são feitas”, afirma o indígena Renato Ângelo Pereira.
O Encontro de Povos Indígenas na Praça do Coreto será realizado até quinta-feira, das 10 às 17 horas.
Fonte: Prefeitura de Arujá - 15/04/2014