Novo curso de Cuidadores de Idosos garante certificação profissional
Novo curso de Cuidadores de Idosos garante certificação profissional
A Prefeitura de Mogi das Cruzes está finalizando a primeira turma do curso de Cuidadores de Idosos. Lançada neste ano, a capacitação atende a uma demanda atual do mercado de trabalho e é resultado de uma parceria firmada entre a Coordenadoria Municipal do Idoso, a Secretaria Municipal de Educação, por meio do Crescer – Centro de Apoio à Educação de Jovens e Adultos, e a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social, por meio do Emprega Mogi.![]() |
O Curso de Cuidadores de Idosos faz parte das ações desenvolvidas pelos Projetos 60 Mais Mogi, EnvelheSer e Emprega Mogi / Foto: Divulgação |
O Curso de Cuidadores de Idosos faz parte das ações desenvolvidas pelos Projetos 60 Mais Mogi, EnvelheSer e Emprega Mogi. Nessa primeira fase estão sendo capacitados 80 alunos divididos em três turmas: duas realizadas no Crescer Braz Cubas (períodos da manhã e tarde) e outra na Emesp Jovita Franco Arouche, na Vila Lavínia. “Um dos trabalhos mais gratificantes da Coordenadoria do Idoso é a formação de profissionais capacitados para cuidar dos idosos. Temos recebido vários elogios pela iniciativa, porque reflete uma necessidade muito atual”, afirma o coordenador da Coordenadoria Municipal do Idoso, Nelson Albissú, que nesta semana fez uma visita aos alunos.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a Administração Municipal promoveu outros treinamentos para Cuidadores de Idosos, mas a nova capacitação segue o Código Brasileiro de Ocupação (CBO). Isso significa que, ao final do curso, o aluno receberá uma certificação profissional, que deverá ser anotado em sua carteira profissional quando da assinatura de um contrato. “Trabalho no cuidado de idosos dentro de hospitais e fiquei muito feliz com a oportunidade de participar desse curso, principalmente pela certificação, que é algo muito importante para nós profissionais”, afirma a aluna e cuidadora Orisia Maria Cardoso.
O conteúdo programático do primeiro módulo inclui noções gerais de primeiros socorros, cuidados com vestiário, alimentação, medicação, higiene, principais doenças, acompanhamento, qualidade de vida, cuidados anti-quedas, principais cuidados, Estatuto do Idoso e o idoso em Mogi das Cruzes, incluindo recursos e serviços disponíveis. Em conversa com os alunos, a organização identificou interesse na realização de um segundo módulo da capacitação. “Nossa proposta é montar um programa onde poderemos aprofundar três temas importantes, que são primeiros socorros, demências e mobilidade do idoso e do deficiente”, adianta a coordenadora do Crescer, Andrea Marinho. A formatura da primeira turma está marcada para o dia 5 de junho, sendo que os alunos que concluírem o curso serão cadastrados no Emprega Mogi para atender a demanda desses profissionais.
Secom/ Mogi - 10/04/2014