Prefeito de Ferraz pretende entregar Bombeiros até fim de junho

Prefeito de Ferraz pretende entregar Bombeiros até fim de junho

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, pretende entregar o Corpo de Bombeiros da cidade daqui dois meses. A expectativa do gestor foi compartilhada durante reunião realizada nesta quarta-feira (30 de abril) entre representantes do Poder Executivo ferrazense, da empresa responsável pelas obras do prédio, da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e do 17º Grupamento de Bombeiros. A data prevista é 25 de junho.

Foto: Will de Oliver


O encontro promovido na tarde de hoje no Gabinete do chefe do Poder Executivo teve como objetivo repassar alguns itens que ainda se encontram pendentes no projeto. Com a Sabesp, por exemplo, foi tratada a execução da rede de água da corporação, que está sendo construída na rua Prefeito Jorge Allen, no centro de Ferraz. Essa ligação, entre mão de obra e material, fica em torno de R$ 400 mil.

Segundo os secretários municipais de Obras, o arquiteto Antonio Carlos dos Santos Ferreira, e de Planejamento, o engenheiro Silas Faria, é necessário que se invista num sistema de água específico, já que a pressão e a vazão da água para o atendimento da corporação é maior do que o convencional. Os serviços, conforme explicou o gerente de Departamento da Sabesp, Eduardo Camargo Afonso, devem durar entre 15 e 20 dias.

O executivo da estatal paulista comprometeu-se a deliberar o assunto em São Paulo dentro dos próximos dias e oferecer uma resposta definitiva sobre o projeto, no que tange o custeio, a ordem de serviço e o início dos trabalhos, para o município até quarta-feira (7 de maio):

“Hoje, a Prefeitura de Ferraz nos entregou o projeto. Temos que, agora, estudar sua viabilidade, o custo, planejar a mão de obra, agendar lavagem e a desinfecção da rede. A intenção é priorizarmos essa demanda, até mesmo porque o prefeito Acir Filló já pensou numa data para a inauguração da unidade. Nos próximos dias, vamos estudar passo a passo, na tentativa de ajudarmos a cidade dentro de nossas possibilidades técnicas”, comentou o diretor da Sabesp. 

  Com o capitão PM Alexandre de Castro Costa, comandante do 17º Grupamento de Bombeiros do Alto Tietê, Filló, o vice-prefeito de Ferraz, José Izidro Neto, o secretário municipal de Governo, Juracy Ferreira da Silva, o secretário municipal de Administração, Arnaldo Antunes de Souza, e a secretária de Segurança de Ferraz, a coronel PM da reserva Elisabete Soliman, falaram sobre o efetivo. A ideia é que a corporação conte com 40 homens, sendo 20 militares e 20 municipais. Os municipais serão treinados no Centro de Formação do Governo do Estado.

Os trabalhos desta quarta-feira também serviram para tratar sobre os uniformes da corporação, a disponibilização por parte da prefeitura de alguns funcionários para o setor administrativo dos Bombeiros, a aquisição de mobiliário e a definição da identidade visual do prédio. Filló também avaliou o andamento das obras. De acordo com o representante da empresa responsável pela construção da sede, a parte interna está 90% finalizada, e encontra-se em fase de instalação de azulejos, de louças e de metais.

Em fase de pavimentação, a área externa está 85% pronta. Segundo o cronograma da empreiteira, é possível que em 35 dias o prédio seja entregue à administração local para as adequações necessárias e o acerto dos últimos detalhes, visando à inauguração oficial, em 25 de junho. Após a reunião, o grupo visitou as instalações na Vila Romanópolis.

“Esta é, sem dúvida alguma, uma das principais realizações do nosso governo e que vai beneficiar, diretamente, não apenas os pouco mais de 200 mil moradores de Ferraz, mas, também, os comerciantes e industriais de nosso município. Certamente, valores do seguro contra incêndio desses estabelecimentos e de fábricas, principalmente, vão cair de forma significativa. Trata-se de uma luta de mais de 25 anos e que, agora, está saindo do papel. Com nosso próprio posto, não vamos mais depender da corporação de Suzano em caso de acidentes e de incêndios”, complementa Filló.

Segundo o comando do 2º Subgrupamento do 17º Grupamento de Bombeiros de Suzano, a unidade ferrazense vai contar com uma frota inicial de três veículos, sendo dois zero- quilômetros, uma unidade de resgate (UR), uma autobomba (AB) e um cavalo mecânico (CM), com autonomia de 20 mil litros de água.

Secom/ Ferraz - 30/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV