Alto Tietê soma pelo menos 69 casos de dengue em 2014
Alto Tietê soma pelo menos 69 casos de dengue em 2014
Durante todo o ano de 2013, região teve 142 casos.
Arujá é cidade com maior número neste ano: foram confirmados 32 casos.
Em 2014, houve registros da doença ainda em Itaquaquecetuba (9 casos), Suzano (6 casos), Poá(2 casos) e Santa Isabel (1 caso). Ferraz de Vasconcelos, Salesópolis e Biritiba Mirim não registraram casos da doença neste ano.
A auxiliar de produção Gisele Oliveira da Silva, de Itaquaquecetuba, teve dengue hemorrágica. Ela precisou ficar internada nove dias. “Ninguém tem noção do perigo que é deixar água parada, deixar lixo em qualquer lugar.”
José Braz de Macedo pegou a doença aos 81 anos em uma viagem para Pernambuco. “Dói o peito, dói as costas, dói todas as juntas. Você não tem nem força para subir um degrau. Dói tudo!”, lembra.
A médica Tereza Nihei, da Vigilância Epidemiológica de Mogi das Cruzes, alerta sobre os sinais da doença. “Os sintomas clássicos são febre, geralmente alta, que vem de repente, dores no corpo, dor de cabeça, nas juntas. Também pode acontecer de a pessoa ter algumas manchas, tipo um sarampo no corpo todo. Tem uma dor que é mais ou menos característica, que é aquela dor no olho”, explica.
Para a médica, o controle do mosquito Aedes Aegypti é essencial. “A dengue só existe como doença porque nós temos um vetor, que é o mosquito Aedes. Então se nós conseguirmos eliminar ou reduzir a proliferação desses mosquitos, a dengue vai ser uma doença praticamente inexistente ou inexistente”, diz Tereza.
Fonte: G1 - 01/05/2014