Prefeito de Ferraz recepciona primeira-dama do Estado em visita ao CIC

Prefeito de Ferraz recepciona primeira-dama do Estado em visita ao CIC

O prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, recepcionou a presidente do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo (Fussesp), Lu Alckmin, na manhã desta quinta-feira (10 de abril), durante visita que ela fez ao Centro de Integração da Cidadania (CIC). No equipamento do Conjunto Residencial José Chacon Moriel, a esposa do governador Geraldo Alckmin conheceu as primeiras alunas das Escolas de Moda e de Beleza inauguradas na semana passada.

Foto: Will de Oliver


O chefe do Poder Executivo ferrazense aproveitou a presença da primeira-dama do Estado no município e reiterou as solicitações que fez recentemente acerca da instalação de mais três polos de qualificação profissional. No último dia 3, Lu Alckmin entregou à população ferrazense dois espaços no CIC, por meio de convênio que prevê, num primeiro momento, atividades por sete meses. Neste período, cerca de 80 alunos serão contemplados com capacitação técnica.

Na oportunidade, a esposa do governador Geraldo Alckmin adiantou que Ferraz deverá ser contemplada, ainda neste semestre, com novos investimentos no segmento, que serão liberados através de parceria entre a administração local e a esfera estadual. Com o projeto, a cidade administrada por Filló vai receber mais uma Escola de Moda, mais uma Escola de Beleza, além de uma Padaria Artesanal. O convênio deve ser firmado dentro das próximas semanas.

Segundo a presidente do Fundo Social de Ferraz, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, que também ocupa o cargo de secretária municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, equipes já foram formadas para trabalhar nas três frentes e, inclusive, passaram por recente capacitação oferecida pelo Governo do Estado. A expectativa é que os polos funcionem na rua Getúlio Vargas, 199, no centro da cidade.

Para a Escola da Moda, enquanto a esfera estadual disponibiliza três máquinas do tipo reta industrial, uma máquina de costura overloque e 300 metros de tecido, a cidade, em contrapartida, assume o custeio do prédio, de profissionais e de insumos, além de ficar responsável pela gestão. Nesses núcleos, são oferecidos, gratuitamente, cursos de Corte e Costura, Bordado em Linha, Bordado em Pedraria, Crochê e Confecção de Caixas.

Já na Escola da Beleza, a população encontra cursos de manicure e pedicure, de maquiador, de depilador, de design de sobrancelhas, e de assistente de cabeleireiro. O aluno ganha material didático, uniforme, lanche, auxílio-transporte e bolsa-auxílio (para contar com a bolsa, o aluno não pode receber seguro-desemprego, nem benefício social). Por sua vez, a Padaria Artesanal qualifica seus alunos para a produção de dez (dez) tipos de pães.

De acordo com Filló, com a disponibilidade do espaço, a Prefeitura de Ferraz fica no aguardo da oficialização do convênio e da vinda das novas estruturas e maquinários para a cidade:

“Nosso objetivo é levar a qualificação profissional para mais perto da população. Por meio desses cursos, queremos dar mais oportunidades para as pessoas, para que possam se capacitar e, quem sabe, ter, além de um emprego, o próprio negócio. Isso resgata a autoestima e ajuda na renda familiar”, complementa o gestor.

Secom/ Ferraz - 10/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV