Prefeitura de Ferraz abre 500 vagas para cursos profissionalizantes

Prefeitura de Ferraz abre 500 vagas para cursos profissionalizantes

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio do Fundo Social de Solidariedade, abriu inscrições para cursos profissionalizantes. Ao todo, 500 vagas estão disponíveis. Qualquer morador da cidade, desde que tenha mais de 16 anos ou de 18 anos, dependendo da formação pretendida, pode participar das oficinas. Os interessados devem comparecer à sede do Fundo Social (rua Carlos Gomes, 220, centro), de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. Assim como a adesão, as aulas serão oferecidas gratuitamente. 

Foto: Jovino Souza
A grade conta com 12 capacitações, que variam de dois a seis meses de duração, dependendo, da carga horária das aulas. As atividades estão previstas para acontecer na primeira quinzena de maio. De acordo com a equipe organizadora da ação, algumas formações podem ter suas vagas preenchidas rapidamente, já que o município apresenta grande demanda para aulas profissionalizantes de curta duração.

Os cursos serão ministrados duas vezes por semana nos períodos manhã e tarde. Instrutores de Ferraz com experiência comprovada em projetos de qualificação profissional foram selecionados e contratados para ministrar as oficinas, que contemplam várias áreas, entre elas artesanato, artes, eventos, beleza, moda, informática, e idioma.

Há capacitações de Biscuit (dois meses); de Patchcolagem (dois meses); de Artesanato em Couro (três meses); de Pintura em Tela (quatro meses); de Decoração com Flores (dois meses); de Esculturas com Balões (dois meses); de Organização de Eventos (dois meses); e de Cabeleireiros (cinco meses). Cursos de Costura (cinco meses); de Manicure (quatro meses); de Informática (quatro meses); e de Libras (seis meses) completam a grade oferecida pelo Fundo Social de Solidariedade de Ferraz.

Estão disponíveis de 20 até 80 vagas por oficina. Para participar, o interessado deve comparecer à sede do Fundo Social, que funciona no centro, de segunda a sexta-feira, entre 8 e 17 horas. Assim como a adesão, as aulas serão oferecidas gratuitamente. A única exigência feita é referente à idade do candidato. Dependendo da formação pretendida, é necessário ter mais de 16 ou de 18 anos.


De acordo com a presidente do Fundo Social, a primeira-dama Viviane Vieira dos Santos, o objetivo da ação é qualificar a população carente do município, para que, consequentemente, as pessoas tenham a possibilidade de incrementar a renda doméstica, investir no próprio negócio e gerar empregos. A gestora, que também responde pela Secretaria Municipal de Promoção e Desenvolvimento Social, valoriza o fato de, neste primeiro momento, a Prefeitura de Ferraz estar oferecendo 500 vagas para as capacitações:

“O papel do Fundo Social é ser um braço da população carente do município, lhe ofertando oportunidades de renda. Esses cursos operam verdadeiros milagres, pois contribuem para valorizar o aluno, lhe devolvendo, inclusive, a autoestima. Queremos capacitar os necessitados, colaborando com o orçamento familiar. Além disso, visamos à inclusão social, tão almejada e necessária em Ferraz. Espero que a adesão ao projeto seja significativa, pois ele foi pensado com muito carinho por nossa equipe”, finaliza Viviane.

Secom/ Ferraz - 17/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV