Prefeitura de Ferraz reforça segurança nas escolas

Prefeitura de Ferraz reforça segurança nas escolas

A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos contratou uma empresa especializada para reforçar a segurança patrimonial das 44 escolas de gestão municipal. A ação contemplou a aquisição de dezenas de porteiros e de vigias. Parte do contingente já está atuando na cidade, distribuídos em 13 instituições de ensino locais e no Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae), localizado no Jardim Giovani. De acordo com informações da Secretaria Municipal de Educação, até o momento 40 profissionais estão em atividade.

Foto: Roseli de Souza


Ainda segundo a pasta comandada pela professora Denize Ribeiro, as primeiras 13 unidades educacionais escolhidas para serem contempladas com o serviço apresentam grau de vulnerabilidade “significativo”, com ocorrência de furtos e de invasões, que aconteceram, principalmente, no decorrer de 2013. O serviço de segurança está disponível desde fevereiro deste ano. Desde então, as escolas contempladas não registraram mais nenhum tipo de crime, ou ato de vandalismo.

A intenção do governo do prefeito Acir Filló é ampliar a nova vigilância patrimonial para as demais 31 instituições de ensino de gestão municipal. Para a pasta, bem como para a Secretaria de Segurança de Ferraz, que já faz um trabalho preventivo próximo às unidades por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), este tipo de “reforço” contribui para o aumento da sensação de segurança de alunos, de professores e da equipe gestora dos centros de educação.

O trabalho desenvolvido pelos profissionais responsáveis pela segurança das unidades, entre Escolas Municipais de Ensino Infantil (Emei), Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef), Escolas Municipais de Ensino Infantil e Fundamental (Emeifs), Centros de Educação Infantil (CEI) e Cedae, consiste em controlar a portaria do endereço escolar.

Após o fim do turno do porteiro, no final do dia, um vigia ainda assume o posto, para zelar pelas dependências internas e externas durante a noite e a madrugada. O trabalho é realizado até o dia seguinte, quando se inicia uma nova jornada por parte do porteiro que o render.

Todos os 40 contratados têm contato direto com a GCM, para que, caso seja necessário, diante de alguma situação suspeita ou que demande apoio, possa acionar a corporação a qualquer momento, dia e hora.

A secretária de Educação de Ferraz comemora a contratação dos novos profissionais e destaca a necessidade do serviço de segurança:

“Com porteiro e vigia, nossas escolas ficam muito mais seguras. Tínhamos problema de invasão em algumas unidades, principalmente de madrugada, com direito a furto de alimentos e de equipamentos. Sem contar o vandalismo, que causava muito prejuízo para o município e que era recorrente nos fins de semana. Até o momento, nas 13 escolas em que os novos profissionais foram inseridos, de fevereiro para cá, não houve registro de qualquer invasão”, informa Denize.

O chefe do Poder Executivo ferrazense também fala sobre sua preocupação com os pais, alunos e profissionais de Ensino, justificando o reforço empreendido nas equipes de segurança do governo local:

“Eu me preocupo, e muito, com a segurança das nossas escolas e com o bem-estar de todos que frequentam essas unidades no dia a dia. Não estamos medindo esforços para melhorar a Educação como um todo, seja na questão da segurança, da merenda servida diariamente, no segmento pedagógico e, especialmente, na valorização do professor. Estamos atentos a tudo isso, e buscamos, a cada dia, prestar um melhor serviço na área para nossa comunidade”, argumenta Filló.

Secom/ Ferraz - 04/04/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV