Centros culturais de Suzano reúnem mais de 3 mil pessoas nas oficinas

Centros culturais de Suzano reúnem mais de 3 mil pessoas nas oficinas

Foto: Paulino Fernandes


A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura, atende atualmente cerca de três mil pessoas em seus Centros Culturais com as Oficinas de Formação Cultural. Distribuídos em quatro pontos diferentes da cidade e com vagas abertas durante todo o ano, os Centros oferecem cursos de balé, teatro, violão, desenho e pintura em tela, além de outras aulas, variando a cada unidade.

O Centro Cultural de Palmeiras “Prof. Luiz Antônio da Silva” (rua Crispim Adelino Cardoso, 45, Vila Júlia) atende aproximadamente 500 pessoas e além dos cursos tradicionais, também oferece aulas de pintura em vidro, bastante frequentado por senhoras interessadas em comercializar o artesanato. Como o local funciona como um centro de convivência atendendo todo o distrito, o espaço recebe a prática do Lian Gong todos os dias, das 8h30 às 9h30, atraindo praticantes.

O espaço também conta com a academia ao ar livre, que possibilita principalmente crianças e idosos se exercitarem com segurança, e com a biblioteca, utilizada por adolescentes e jovens para pesquisas escolares. As salas da estrutura também são utilizadas uma vez por semana para terapia ocupacional com pacientes da saúde mental e palestras sobre saúde bucal e planejamento familiar.

Já o Centro Cultural do Colorado “Monteiro Lobato” (rua Domingos Victorino, 68), além dos cursos usuais que atendem a 150 pessoas no total, também oferece aulas de decupagem, que é uma técnica de colagem em uma peça decorativa. O espaço foi construído em terreno doado pela família do escritor Monteiro Lobato e por isso realizou no mês passado, uma homenagem ao autor pelo Dia Nacional do Livro Infantil.

O espaço também é adequado para receber mensalmente grandes exposições e conta com a biblioteca para pesquisas e leitura. Este Centro também conta com a Caixa Cênica, onde há shows e peças teatrais, tendo capacidade para comportar aproximadamente cem pessoas. Mensalmente, o local também recebe o Rock’nguera, que possibilita a apresentação de bandas locais que fazem homenagens a bandas de rock clássico.

O Centro Cultural Boa Vista (rua Katsutoshi Naito, 957, Sesc) atende a 300 pessoas oferecendo aulas de cavaquinho, aquarela em tecido, patchwork e arte decorativa, além dos cursos que normalmente são oferecidos. A administração desta unidade é especialista em eventos especiais, já que organiza uma vez ao mês a Sexta Cultural, que reúne os artistas e o público locais para uma noite de música e poesia; e o projeto Curta Boa Vista, onde é exibido um filme curta metragem com um tema específico que é discutido posteriormente. Neste local, também é realizado o projeto Rock’nguera.

O último pólo de realização das Oficinas Culturais é o Casarão das Artes (rua 27 de Outubro, 271) que fica na região central de Suzano e atende aproximadamente duas mil pessoas. Nesta unidade há a maior variedade de turmas. O curso de teatro, que normalmente é infanto-juvenil, possui quatro classes diferentes: infantil, juvenil, adulto e terceira idade. Já no campo da música, são oferecidas aulas de violoncelo, violino, baixo, musicalização para crianças, entre outros. Além disso, há aulas de teatro de bonecos.

O local conta com o Estúdio Público Musical, que permite que artistas da cidade gravem seus trabalhos de divulgação. Para utilizar a estrutura, basta agendar uma data. O Casarão também promove os Encontros Culturais mensais de teatro e música, principalmente para que os pais vejam os trabalhos artísticos dos filhos que participam das oficinas; e as Leituras Dramáticas, para que os interessados conheçam obras da literatura.

Outras informações sobre a participação em qualquer um destes cursos nos Centros Culturais podem ser obtidas pelo telefone da Secretaria de Cultura: 4747-4180.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 15/05/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV