Ferraz prorroga campanha de vacinação até dia 30

Ferraz prorroga campanha de vacinação até dia 30

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe foi prorrogada em Ferraz de Vasconcelos. Aqueles que fazem parte do grupo prioritário preconizado pelo Ministério da Saúde e que ainda não receberam a dose devem comparecer a uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade até 30 de maio (sexta-feira), para se imunizarem. Até o momento, o município administrado pelo prefeito Acir Filló ofereceu a dose a 20.077 pessoas. A expectativa é que até o fim da campanha 80% do público-alvo seja atendido, com a marca de 40 mil vacinações.

Foto: Will de Oliver


A ação contra o vírus influenza teve início em Ferraz em 23 de abril (quarta-feira) e chegou ao fim em todo o País no último dia 9. Contudo, nas localidades onde os índices não foram alcançados, a iniciativa foi prorrogada. Entre 8 e 17 horas, nos 13 postos de Saúde da cidade, o grupo prioritário encontra, gratuitamente, a dose, que é aplicada por meio de injeção intramuscular na parte superior de um dos braços.

Do público-alvo da campanha, já foram vacinadas no município 7.995 crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos, 1.124 gestantes, 8.475 idosos com mais de 60 anos, 2.055 profissionais da área da saúde (enfermeiros, médicos, cirurgiões-dentistas, veterinários, protéticos, auxiliares de consultório, esteticistas etc) e 428 puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto).

Em Ferraz, o grupo prioritário da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe representa em torno de 23 mil pessoas. O governo local espera atingir a meta de 80% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde. Segundo o Departamento de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade já chegou à marca de 62%.

A dose protege contra a gripe comum e, também, contra a H1N1 -, tipo que se disseminou pelo mundo na pandemia de 2009 e que pode levar à morte -, e contra outros dois tipos de influenza: A H3N2 e B. A imunização vale por um ano. O titular da Secretaria de Saúde de Ferraz, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, lembra, inclusive, que o grupo de risco preconizado pelo Ministério da Saúde também reúne diabéticos e transplantados: 

  “O grupo de risco ainda abarca indígenas, portadores de doenças crônicas, diabéticos, transplantados, obesos, pessoas com imunossupressão, portadores de trissomias e reclusos do sistema penitenciário. Todos esses devem ir até uma de nossas UBSs para receber a dose, de graça”, complementa o gestor.

Guillaumon destaca que casas de repouso de Ferraz também estão sendo visitadas pela equipe da Vigilância Epidemiológica local. Os assistidos pelo Centro de Convivência do Idoso (CCI), que funciona no Cambiri, também já foram imunizados contra a doença típica do período mais frio do ano.

Preocupado com a saúde pública e comprometido com ações que promovam à prevenção, o chefe do Poder Executivo ferrazense está acompanhando de perto a Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na cidade que administra desde 1º de janeiro de 2013:

“A equipe de vacinação da Secretaria de Saúde está de parabéns. Tudo vem correndo na mais perfeita ordem. Ainda não conseguimos alcançar nossa meta, mas falta pouco, aproximadamente 15%. Assim, oriento os munícipes que precisam da dose que procurem a UBS mais próxima de suas casas para se vacinarem. A prevenção ainda é o melhor caminho”, destaca o prefeito.

Secom/ Ferraz - 20/05/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV