Mais Mulher recebe mais de cem pacientes no primeiro dia de operação em Ferraz

Mais Mulher recebe mais de cem pacientes no primeiro dia de operação em Ferraz

Foto: Will de Oliver


O Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher começou a funcionar oficialmente nesta segunda-feira (26 de maio), após ter sido entregue pelo prefeito de Ferraz de Vasconcelos, Acir Filló, na manhã de sexta (23 de maio). Voltado à atenção e à saúde do público feminino, o equipamento, em seu primeiro dia de operação, contabilizou o acolhimento de cem pacientes, que foram até o novo espaço para a retirada de exames, obtenção de informações e atendimentos de ultrassonografia.

No local, a população encontrou, hoje, gratuitamente, atendimento em Ginecologia, Angiologia, Mastologia, Obstetrícia Especializada e Planejamento Familiar, além de acolhimento para mulheres e crianças vítimas de violência doméstica e sexual. Todas as pacientes foram ao Mais Mulher encaminhadas pelas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, após primeira consulta clínica.

O novo equipamento de saúde de Ferraz de Vasconcelos está localizado na Vila Corrêa, no cruzamento das ruas Marechal Candido Rondon e América. Inaugurado há três dias, o espaço faz parte de um grande projeto da Secretaria Municipal de Saúde, que abarca a racionalização dos métodos e a humanização do atendimento da rede básica de saúde local.

A capacidade do Mais Mulher é de 200 atendimentos / dia, com estimativa de incremento, sendo toda a estrutura custeada integralmente pelo tesouro municipal. A previsão é que o custo médio mensal do serviço fique em R$ 100 mil, entre manutenção operacional, medicamentos e Recursos Humanos, segundo informa o secretário de Governo de Ferraz, Juracy Ferreira da Silva. 

De acordo com o secretário municipal de Saúde, o médico Luis Claudio da Rocha Guillamon, a movimentação no primeiro dia de operação do equipamento de saúde “foi expressivo”, sendo o serviço de Ginecologia o mais procurado pela população:

“Tudo ocorreu dentro da normalidade neste primeiro momento. Com este novo equipamento, oferecemos mais qualidade ao atendimento prestado na rede básica de saúde de Ferraz, auxiliando, assim, todas as UBSs da cidade no que diz respeito à saúde da mulher. Agora, conseguimos fazer com que haja no município o escalonamento de atendimento, ou seja, a paciente passa pela rede básica primeiro e, depois, pelo espaço especializado e terciário, completando, desta forma, todo o ciclo. Vale ressaltar que os casos mais graves serão encaminhados para cirurgia e tratamentos mais incisivos, caso seja necessário”, explica o gestor.

Alexandrina da Silva Rodrigues Amorim foi encaminhada ao Mais Mulher por meio da UBS Jardim Castelo. Na unidade, a dona de casa foi submetida a exames de ultrassom e aprovou o atendimento prestado pela equipe da Secretaria Municipal de Saúde:

“Realmente, Ferraz precisava de uma unidade como esta. O atendimento está bem mais rápido, além de o serviço ser de qualidade. As estruturas do Mais Mulher ficaram ótimas, bem espaçosas e acolhedoras. Acredito que este novo equipamento vai ajudar muito a população e desafogar os atendimentos nas UBSs”, enaltece.

Satisfeito com os serviços prestados no Mais Mulher nesta segunda-feira, o chefe do Poder Executivo ferrazense lembra que, em breve, Ferraz vai ganhar a 14ª UBS. A unidade está sendo construída no Jardim Yone, 100% com recursos locais:

“A Saúde é um problema grave no Brasil inteiro. Mas, agora, temos este equipamento em Ferraz, que será referência na cidade, ou seja, tudo o mais que fizermos nesta área, deverá seguir este projeto. Será uma espécie de padrão de qualidade, passando por atendimento, organização e planejamento. Estamos resgatando a Saúde em Ferraz que há muito tempo estava debilitada. Tenho orgulho em dizer que o Mais Mulher é um investimento 100% da prefeitura. E, em breve, vamos inaugurar o posto de saúde do Jardim Yone. Após 15 anos, está sendo construída em Ferraz uma UBS com recursos municipais”, comemora Filló.

Secom/ Ferraz  - 26/05/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV