UPA será inaugurada no dia 18 em Itaquá

UPA será inaugurada no dia 18 em Itaquá

Sistema de atendimento na unidade 24 horas será informatizado; raio-x digital também será disponibilizado para diagnóticos mais precisos


Estão previstos 30 leitos, que foram distribuídos por alas
dentro da unidade / Foto: Osvaldo Birke/AIPMI
A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Jardim Caiuby, em Itaquaquecetuba, iniciará os atendimentos a partir do dia 18 de maio. A cerimônia de inauguração será durante a manhã e a partir das 19 horas todos os serviços estarão disponíveis para a população.

A previsão era que a unidade fosse inaugurada no último domingo, mas como o prédio ainda está recebendo os últimos serviços, a data foi prorrogada e os atendimentos emergenciais continuam sendo feitos no Pronto-Socorro Municipal do centro da cidade até o dia 18.

Segundo a prefeitura, a UPA terá um sistema de atendimento totalmente informatizado, o que deverá agilizar os serviços. Além disso, os pacientes contarão com um aparelho de raio-x digital, que também poderá oferecer maior precisão no diagnóstico, já que o novo equipamento oferece algumas vantagens em comparação com o tradicional.

Dento da nova estrutura funcionará um laboratório disponível 24 horas, o que permite a realização de exames emergenciais no próprio local. Haverá ainda nove consultórios para atendimentos especializados de Ortopedia, Pediatria e Clínica Médica.

A unidade contará com 30 leitos que estão distribuídos em diversas alas especializadas para cada tipo de atendimento, sendo quatro para a masculina, três na feminina, dois pediátricos, além de uma sala de medicamentos com 12 leitos e outra de inaloterapia com mais seis vagas.

Está prevista também uma ala denominada "sala vermelha". O local será equipado para efetuar atendimentos de urgência com três leitos. O espaço terá a disposição dos pacientes aparelhos para respiração mecânica, entubação, monitoração multiparamétrica, medição de frequência respiratória e cardíaca, desfribilador com marca-passo transcutâneo.

Outra novidade é que os pacientes poderão se cadastrar por meio de biometria, já que o sistema será totalmente informatizado. Além disso, de acordo com a assessoria de Imprensa da Prefeitura de Itaquá, o atendimento será "baseado no protocolo de classificação de risco", o que permite agilizar o atendimento. As prioridades serão classificadas por meio de cores, ou seja, assim que o paciente chegar a unidade, após o primeiro atendimento, ele poderá ser classificado com pulseiras nas cores vermelha (emergente), laranja (muito urgente), amarela (urgente) ou verde (pouco urgente).

Transporte
Um dia antes da inauguração da UPA, a população vai contar com uma nova linha de transporte coletivo, a 09 TR Hospital/ Vila Virgínia UPA, que fará o trajeto até a unidade hospitalar. A informação é da Secretaria Municipal de Transportes que, junto com a CS Brasil, realizou um estudo para a ampliação no sistema de integração nas proximidades da UPA.

O ponto inicial dos ônibus para quem vai sentido hospital será na rua Coroadas, na Vila Virgínia. O coletivo deverá passar pela estrada dos Índios até a rua Cajueiros, onde a unidade está instalada.

Por Fernanda Fernandes - Fonte: Diário do Alto Tietê - 07/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV