Tratamento para dependentes químicos começa a vigorar em Ferraz

Tratamento para dependentes químicos começa a vigorar em Ferraz

Fotos: Roseli Souza


Ferraz de Vasconcelos já está oferecendo tratamento gratuito para mulheres que sofrem de dependência química. O serviço está disponível graças a uma parceria firmada no início de maio deste ano entre o governo do prefeito Acir Filló, a Fraternidade Missionária – O Caminho e a Associação dos Policiais Militares da Reserva, Reformados, da Ativa e Pensionistas da Caixa Beneficente da Polícia Militar (Aipomesp). O convênio também prevê o funcionamento, em breve, de uma unidade do Centro de Atenção Psicossocial de Álcool e Drogas (CAPSad), especializado no acolhimento de jovens usuários.

A estrutura que abriga os dois serviços tem como endereço o número 86 da rua Maria da Conceição Alvarenga e Silva, no Jardim Santa Rosa. A triagem das interessadas no tratamento contra o uso de entorpecentes e de álcool acontece aos sábados, das 9 horas ao meio-dia. No entanto, é necessário fazer agendamento durante a semana, em horário comercial, pelo telefone 2762-2217.

O acolhimento para as mulheres que querem se livrar do vício das drogas é oferecido pela Casa de Acolhida – Filhos Prediletos, vinculada à Fraternidade Missionária - O Caminho, tendo como base Trabalho, Disciplina e Oração, com direito à internação. O serviço é disponibilizado no prédio “Maria José Vernin”, da Aipomesp. A capacidade é de 25 leitos.

No outro prédio da entidade da Polícia Militar vai funcionar, dentro de alguns meses, uma unidade do CAPSad. A estrutura terapêutica vai oferecer atendimento para quem têm transtorno decorrente do uso de substâncias psicoativas, de álcool e de drogas, bem como para seus familiares. A gestão será feita pela Secretaria de Saúde de Ferraz, chefiada pelo médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon:

“No local, teremos atendimento individual medicamentoso, psicoterapêutico e de orientação, e acolhimento em grupo, além de oficinas terapêuticas e visitas domiciliares. Oferecemos, ainda, sem custo à população, condições para o repouso, bem como para a desintoxicação ambulatorial. Essa unidade vai contar com uma equipe multiprofissional formada por psiquiatras, psicólogas, médicos, assistente social, terapeuta ocupacional, farmacêutica, enfermeiro, técnicos de enfermagem e equipe administrativa. Trata-se de uma estrutura plena, que terá tudo para se tornar referência em todo o Alto Tietê”, salienta o gestor.

Para que as duas estruturas de recuperação de dependentes químicos se tornassem uma realidade em Ferraz, o chefe do Poder Executivo propôs a união de esforços entre a Aipomesp e a Fraternidade Católica. Assim, para a entidade da Polícia Militar, o governo municipal concedeu o terreno que ocupa no Jardim Santa Rosa em comodado por 99 anos.

Em 1991, a administração local ofereceu a área para a entidade construir um centro de convivência para idosos. Entre 2000 e 2012, dois prédios foram construídos no endereço. Contudo, nunca entraram em operação, salvo a sede da entidade.

“Conhecemos o ótimo trabalho realizado pela ordem franciscana com dependentes. A chegada do grupo em Ferraz para instalação de uma casa de acolhimento só contribui com nossos esforços no combate a esse mal. Estou muito satisfeito com o início dos trabalhos, que só foram possíveis por causa da boa vontade da Aipomesp e do secretário de Governo, Juracy Ferreira da Silva, que lutou muito para que essa parceria fosse possível”, valida Filló.

Secom/ Ferraz - 11/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV