Piaget oferecerá até 270 vagas pelo programa Escola da Familia

Piaget oferecerá até 270 vagas pelo programa Escola da Familia

O aluno não paga nada para estudar; em troca, presta oito horas de serviços como educador universitário, sábado ou domingo, em escolas estaduais. O governo é quem paga parte do curso e a faculdade arca com o restante.

Foto: Divulgação


A Faculdade Piaget, em Suzano, acaba de firmar convênio com o Governo do Estado de São Paulo para receber alunos em seus cursos de graduação pelo Programa Escola da Família. De imediato, são 24 vagas abertas. A adesão ao programa foi anunciada na manhã desta segunda-feira (02/06) em solenidade no campus da instituição. No Programa Escola da Família, o aluno recebe uma bolsa de estudos de 100%, ou seja, ele não paga nada para estudar; em troca, presta oito horas de serviços como educador universitário, sábado ou domingo, em escolas estaduais. O governo é quem paga parte do curso e a faculdade arca com o restante.

As vagas para alunos cadastrados no Programa Escola da Família contemplam os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Educação Física (licenciatura), Farmácia, Fisioterapia, Nutrição e Engenharia Ambiental, de manhã e à noite. Para conseguir a bolsa, o candidato tem de estar matriculado na faculdade. Para quem pretende estudar neste segundo semestre, a Piaget realizará vestibular no dia 14 de junho. Neste começo de semestre, são 24, mas a instituição ofereceu, na proposta aprovada pela Secretaria de Estado da Educação, o total de 270 vagas, que serão colocadas à disposição dos estudantes à medida que as bolsas inicialmente liberadas forem concedidas. O governo estadual abre inscrições quase todo mês.

“Buscamos sempre fomentar parcerias com entidades públicas, das esferas estadual, municipal e federal, para, com isso, facilitar cada vez mais o acesso da população ao ensino superior por meio de programas de incentivo”, disse o diretor-geral da faculdade, Marcus Rodrigues. Ele lembrou que, atualmente, a Piaget já tem convênio com o governo federal para oferecer o Fies, programa de financiamento pelo qual o aluno faz a graduação e só começa a pagar depois de formado, e mantém, com a Prefeitura de Suzano, programa de concessão bolsas de estudos integrais.

Para o Programa Escola da Família, o candidato precisa prestar o vestibular, ser aprovado, fazer a matrícula e se inscrever no programa. O procedimento de inscrição é todo realizado diretamente pela Internet, na página eletrônica mantida pela Secretaria de Estado da Educação (http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br), que também é responsável pela seleção. Como a meta é beneficiar alunos com maior dificuldade em custear seus estudos, a seleção considera renda mensal e da família, entre outros aspectos socioeconômicos.

Na Diretoria de Ensino de Suzano, que abrange escolas da cidade e também de Ferraz de Vasconcelos, o programa tem 470 universitários inscritos e 115 vagas ainda abertas. Eles atuam em 27 escolas que abrem as portas à comunidade nos fins de semana. No Estado de São Paulo, são mais de 170 universidades conveniadas. Até o fim de 2014, a expectativa é chegar a 35 mil bolsas ofertadas, número 59% superior ao de 2013.

Autoridades do município, educadores das redes estadual e municipal de ensino, professores e estudantes participaram do lançamento deste novo programa na Piaget. O prefeito Paulo Tokuzumi, em discurso, lembrou a implantação, pioneira, do passe livre para estudantes – inclusive universitários – e reforçou o compromisso de seu governo com a melhoria do ensino na rede pública. A dirigente regional de Ensino, Vera Lúcia Miranda, detalhou o andamento de programas educacionais do Estado e, especificamente, destacou a importância do Escola da Família para os universitários e toda a comunidade. A aluna do curso de Fisioterapia da Piaget, Caroline Oshiro, falou, emocionada, o quanto a bolsa de estudos integrais tem mudado, para melhor, a sua vida. “Fazer faculdade era um grande sonho, que agora estou realizando”.

BOLSAS INTEGRAIS DA PREFEITURA

A Piaget também mantém convênio com a Prefeitura de Suzano para a oferta de bolsas 100% para estudantes de baixa renda que residam na cidade há, pelo menos, dois anos. As bolsas são concedidas a cada semestre. Em março deste ano, a faculdade pretendia oferecer, no mínimo, dez bolsas, mas, com a grande procura pelos cursos e o crescimento da instituição, foi possível contemplar 17 alunos, que então passaram a estudar de graça. Para o segundo semestre, a expectativa é oferecer até 20 bolsas gratuitas para alunos ingressantes.

Para concorrer é preciso prestar o vestibular, ser aprovado e estar matriculado na faculdade. Depois, o aluno deverá fazer a inscrição no concurso e aguardar análise pela comissão especial composta por representantes da Secretaria Municipal de Educação, do Conselho Municipal de Educação e da Piaget. As inscrições deverão ser realizadas dias 21 e 22 de agosto, na Piaget, por meio da entrega da documentação que consta em edital divulgado no site da instituição. O resultado sai dia 27 de agosto.

A concessão de bolsas integrais está prevista no contrato celebrado entre a Faculdade Piaget e a Prefeitura de Suzano na cessão da área para a instalação do campus. As primeiras bolsas foram concedidas em 2013, quando a faculdade deu início às atividades; hoje 34 moradores de Suzano fazem um curso superior de graça na Piaget.

FIES ILIMITADO E SEM FIADOR

A Piaget também oferece o programa federal de financiamento estudantil, o Fies, pelo qual o aluno faz a graduação e só começa a pagar, em pequenas parcelas, um ano e meio depois de formado. O candidato não precisa apresentar fiador, ou seja, uma pessoa que garanta o pagamento. Na Piaget também não há limite de alunos para requerer o Fies e a faculdade presta toda orientação para o procedimento.

VESTIBULAR DO SEGUNDO SEMESTRE

A Piaget está com as inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre de 2014. Os candidatos têm até o dia 13/06 para fazer a inscrição. A prova, que consiste em uma redação, será no dia 14/06. A Piaget marcou o início das aulas para 4 de agosto. Os interessados poderão se inscrever pela internet, no sitewww.faculdadepiaget.com.br, até o dia 11/06. O pagamento da taxa, de R$ 20,00, pode ser feito por cartão direto pelo site ou boleto. O site do vestibular foi reformulado e modernizado para facilitar a vida dos candidatos. Outra opção é inscrição na secretaria acadêmica, no campus, no Jardim Imperador, até 13/06, das 8h30 às 20h, de segunda a sexta. Telefone: (11) 4746-7090.

------ SUGESTÃO DE QUADRO -----

SAIBA MAIS SOBRE O PROGRAMA ESCOLA DA FAMÍLIA

Para se candidatar é preciso:

- Estar regularmente matriculado em curso de graduação, em turma apta a ser iniciada, imediatamente, ou em exercício, de instituição particular de ensino superior conveniada com a Secretaria de Estado da Educação/FDE (a Faculdade Piaget agora está conveniada).

- Ter disponibilidade para atuar como educador universitário no Programa Escola da Família, em escolas estaduais, aos finais de semana.

- Não receber outra bolsa, financiamento ou similar

- Não possuir nível superior completo.

Veja o passo a passo para fazer a inscrição:

1 – O interessado deverá prestar o vestibular da instituição pretendida e, caso aprovado, efetuar a matrícula no curso desejado. Na Piaget, o vestibular está marcado para 14 de junho, às 9 horas (informações e inscrições: www.faculdadepiaget.com.br ou 4746-7090).

2 - Depois, deverá preencher o formulário on-line de inscrição, no site http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br, assim que as inscrições estiverem abertas, o que geralmente ocorre no início de cada mês, optando então pela escola/Diretoria de Ensino onde pretende atuar.

3 - Uma vez preenchido o cadastro no site, o candidato deverá levar a documentação comprobatória de sua condição socioeconômica e acadêmica à Diretoria de Ensino da Região onde pretende atuar, no período indicado também no site. A Diretoria de Ensino analisa a documentação apresentada e aprova os candidatos que atendam aos pré-requisitos exigidos para obtenção da bolsa. A faculdade também aprova os seus alunos inscritos, via site, atestando as informações referentes aos cursos indicados e efetiva matrícula em turma apta a ser iniciada, imediatamente, ou em exercício.

4 - Após aprovação pela Diretoria de Ensino e confirmação das informações pela faculdade, o candidato participa do processo classificatório, que lhe confere uma pontuação e o coloca em ordem de chamada. Os alunos classificados são encaminhados para atuar em uma escola, de acordo com sua pontuação.

5 - A partir do momento em que sua entrada no Programa Escola da Família for confirmada, o estudante receberá bolsa de estudos integral da faculdade onde estará matriculado. O aluno continuará com esta bolsa até o final do curso, desde que não seja reprovado e também respeite a frequência das atividades do programa.

- Quem não for chamado na primeira convocação pode ser recrutado em oportunidades futuras. O cadastro reserva tem duração de um ano.

- Para conhecer o cronograma completo, o regulamento e efetuar a inscrição, acesse http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br.

- Também é possível obter informações pelo telefone da Fundação para o Desenvolvimento da Educação (FDE): 0800-7770333.

VESTIBULAR DA FACULDADE PIAGET – DATAS IMPORTANTES

Inscrições: online até 11/06 (www.faculdadepiaget.com.br) e presencial até 13/06 (avenida Mogi das Cruzes, 1.001, Jardim Imperador, em Suzano)

Prova: 14/06, às 9 horas. Candidatos devem fazer uma redação, que valerá de zero a 100 pontos. Serão aprovados os que obtiverem, no mínimo, 30 pontos. Estudantes podem apresentar a nota do Enem no dia da prova.

Resultado: 16/06

Matrícula: 16/06 a 20/06

Início das aulas: 04/08

Período de inscrição para as bolsas 100% da Prefeitura: 21/08 e 22/08, na faculdade

Resultado da seleção de bolsistas: 27/08

Inscrição, seleção e resultado do Programa Escola da Família: direto no site da Secretaria de Estado da Educação (geralmente, as inscrições são abertas todo início de mês) -http://escoladafamilia.fde.sp.gov.br

Fies ilimitado e sem fiador: Não tem prazo; basta o aluno estar matriculado. A Piaget presta orientação personalizada aos interessados.

Telefone: (11) 4746-7090

Facebook/FacPIAGET (Faculdade Piaget – Campus Suzano)
......................................................

SOBRE A FACULDADE PIAGET

A Faculdade Piaget é a única instituição de ensino superior do Alto Tietê credenciada com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC), tem 85% de mestres e doutores em seu corpo docente e padrão internacional.

É também a primeira e única instituição de ensino superior instalada no Brasil pelo Instituto Piaget, que tem sede em Portugal, 34 anos de história, tradição e excelência na formação educacional e profissional de jovens no mundo, com presença em seis países de língua portuguesa por meio de 14 polos de ensino presencial superior.

Suzano foi a cidade escolhida pela localização na região metropolitana de São Paulo. A faculdade obteve credenciamento com nota máxima pelo Ministério da Educação em avaliação que levou em consideração as instalações físicas, os equipamentos e o projeto pedagógico de cada curso, além da qualificação do corpo docente.

A Piaget conta com amplas e modernas instalações: biblioteca com acervo de mais de 4.500 livros, 32 salas de aula totalmente equipadas, auditório para mais de 100 lugares, laboratórios de ponta, rede wireless em todo o campus, acessibilidade total, lanchonete, portaria, segurança e estacionamento interno para alunos e funcionários.

Por Assessoria Piaget - 02/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV