Escolas de quatro cidades vão receber reforço na segurança
Escolas de quatro cidades vão receber reforço na segurança
Principal função dos novos policiais militares será inibir o tráfico de drogas nas proximidades das unidades
![]() |
Cada escola beneficiada terá dois policiais militares que atuarão nos dias de folga / Foto: Diogo Moreira |
Segundo a Secretaria de Estado da Educação, a principal função dos PMs será inibir o tráfico de drogas nas proximidades, além de aumentar a sensação de segurança de professores e alunos. O reforço faz parte do programa Segurança nas Escolas e deve atingir 755 unidades.
Cada escola contemplada receberá uma dupla de policiais militares, que atuarão nos dias de folga. Mas apesar de as cidades já terem sido escolhidas, a pasta ainda não confirmou quais receberão o reforço. "Isso ainda será definido porque existe todo um mapeamento de violência feito nas cidades pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP). As escolas também assinam um termo de adesão para participar do programa, então as unidades serão conhecidas daqui a alguns dias", informou a pasta, em nota.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, o programa pode ser estendido para outras escolas em uma segunda fase. A parceria entre as duas pastas não tem data para expirar.
Programa
À primeira impressão o projeto de Segurança nas Escolas do Estado deverá funcionar de forma parecida com a Atividade Delegada. "A inovação é o modelo pelo qual nós empregamos esses policiais militares no patrulhamento das escolas. Os PMs vão atuar voluntariamente, nas suas folgas, e vão receber uma remuneração extra pelo trabalho", explicou o governador Geraldo Alckmin (PSDB) durante o programa "Conversa com o Governador".
Os policiais que ganham aproximadamente R$ 3 mil deverão receber mais R$ 1,6 mil mensais para reforçar as seguranças das escolas durante os dias de folga. No total, 1,5 mil PMs devem participar da ação na Grande São Paulo, na Baixada Santista e na região de Campinas.
Além de minimizar os conflitos em volta das escolas, a parceria vem reforçar ações como a Ronda Escolar, o Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) e o Sistema de Proteção Escolar.