Primeiro dia de Mutirão atende cem pessoas em Ferraz

Primeiro dia de Mutirão atende cem pessoas em Ferraz

Foto: Will de Oliver


A Secretaria de Saúde de Ferraz de Vasconcelos deu início nesta terça-feira (24 de junho) ao Mutirão da Visão. No primeiro dia de ação, que será realizada gratuitamente na cidade até 20 de agosto (quarta-feira), cem pessoas foram atendidas. A iniciativa tem como objetivo central oferecer à população exames oftalmológicos, para que o devido diagnóstico e encaminhamento para tratamento rápido sejam feitos.

A campanha será promovida nas 13 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. Hoje, o atendimento aconteceu em dois locais, no Centro de Saúde II, localizado na malha central de Ferraz, e no posto de saúde do CDHU, no Parque São Francisco, onde a atividade terá continuidade nesta quarta-feira (25 de junho).

Já na quinta e na sexta-feira (dias 26 e 27 de junho), a ação será abrigada na UBS do Jardim Rosana, enquanto que o posto do Jardim São José recebe a iniciativa na segunda e na terça-feira (30 de junho e 1º de julho).

A princípio, o Mutirão da Visão estará disponível da população ferrazense até 20 de agosto. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas, exceto nos dias em que o expediente da Prefeitura de Ferraz e dos equipamentos que estão sob sua gestão sofrerem alteração em razão dos jogos da seleção brasileira na Copa do Mundo 2014.

O atendimento médico oftalmologista está sendo empreendido por uma equipe de profissionais que, para as avaliações clínicas, utilizam aparelhos diagnósticos convencionais a exames de visão. Com coordenação geral da Secretaria Municipal de Saúde, a ação, inédita em Ferraz, conta, ainda, com o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Social, do Fundo Social de Solidariedade e de entidades parcerias da administração do prefeito Acir Filló.

De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico oftalmologista Luis Claudio da Rocha Guillaumon, a finalidade do projeto é aproximar a população da rede básica de Saúde, fazendo com que homens, mulheres, crianças e idosos passem a cuidar mais do bem-estar físico e mental e, especialmente, da saúde dos olhos, que, em todas as idades, podem apresentar alterações e carecer de diagnóstico ágil e de terapia específica:

VEJA O QUADRO CALENDÁRIO MUTIRÃO DA VISÃO

“Em decorrência da necessidade de se ampliar o acesso à saúde por parte do cidadão que depende do atendimento público, diagnosticar e proporcionar tratamento às pessoas acometidas por doenças relacionadas à visão, e diminuir agravos, estamos realizando este mutirão. Este tipo de ação já é realizado em outros municípios do Alto Tietê e o resultado é fantástico. Tem pessoas que precisam, mas nunca passaram por um oftalmologista”, explica o gestor.

Ainda segundo o médico, desde que iniciou sua gestão à frente da pasta da Saúde de Ferraz, ele começou a alinhavar o projeto do Mutirão, sobretudo por ser especializado no tema e saber que, por meio de avaliações precoces, é possível tratar patologias e problemas relacionados à visão de pessoas de todas as idades:

"Nos debruçamos neste projeto e alinhavamos um cronograma que contempla todas as UBSs da cidade. A cada dois dias aproximadamente o Mutirão é realizado num posto de saúde do município, isso até o dia 20 de agosto. Os agendamentos, inclusive, foram feitos pensando no cidadão, ou seja, marcamos o atendimento o mais próximo da casa do paciente. Esse primeiro cadastro, assim como o atendimento, foi gratuito", lembra Guillaumon.

Segundo o chefe do Poder Executivo ferrazense, a intenção de seu governo com este tipo de projeto é minimizar fatores de riscos registrados diariamente nas comunidades de baixo poder aquisitivo:

"Por não terem o hábito de realizar exames de forma constante e procurar um médico, essa população corre riscos. E, não estamos trabalhando apenas com exames, pois é preciso fazê-los, é claro, mas, mais importante que isso é promover os encaminhamentos necessários para tratamento adequado. Quem precisa de óculos, também está tendo atenção especial. Este será o primeiro de muitos outros Mutirões da Visão que queremos realizar em Ferraz", complementa Filló.

Secom/Ferraz - 24/06/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV