Viagem Literária volta a Ferraz em agosto

Viagem Literária volta a Ferraz em agosto

Fotos: Will de Oliver


Mais uma edição do Viagem Literária será colocado em prática em Ferraz de Vasconcelos. Com direito a contos e cantos do folclore brasileiro, a quarta edição do projeto será realizada na cidade em 13 de agosto (quarta-feira), na Biblioteca “José Andere” (rua Sud Menucci, 203, centro). A última jornada foi promovida no município governado pelo prefeito Acir Filló em novembro de 2013. O evento é gratuito.

O projeto será disponibilizado em Ferraz, uma vez mais, por meio de parceria firmada entre o Poder Executivo ferrazense e o Governo do Estado de São Paulo. Desta vez, o público juvenil da cidade é quem será contemplado com a ação. Ao todo, 120 alunos da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Luciano Poletti”, do Jardim São Luiz, assistirão à apresentação no período da manhã.

Já durante a tarde, será a vez dos estudantes da Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) “Tom Jobim”, do Parque São Francisco, participarem do evento. Um total de 120 alunos foi convidado para acompanhar os contos e cantos. Os trabalhos terão à frente o ator e contador de histórias João Acaiabe, que, de forma poética, lúdica e bem humorada, compartilhará com o público uma coletânea de lendas, de poemas e de cantigas do repertório tradicional brasileiro.

Com o objetivo central de fomentar a leitura e estreitar os vínculos entre a biblioteca e a população, o Viagem Literária foi promovido em Ferraz pela primeira vez em 16 de outubro de 2013. Na oportunidade, crianças de 6 a 9 anos, da Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) “Vereador Elias Andere”, da Vila Arbame, e da Emef “Halim Abissamra”, do Jardim Helena, participaram dos trabalhos, que tiveram à frente a atriz Ana Luisa Lacombe.

Já o último ciclo foi promovido em 13 de novembro. A atração principal foi a escritora e pedagoga Flávia Muniz, que, por aproximadamente duas horas, interagiu com mais de 80 expectadores.

Histórico

A Viagem Literária integra um conjunto de ações que visa garantir o acesso à leitura e à informação de qualidade aos cidadãos. Lançada em 2008 pela esfera estadual paulista, a iniciativa percorre todos os anos dezenas de cidades paulistas, levando autores e contadores de histórias para a promoção de palestras, de oficinas e de bate-papos em bibliotecas.

O chefe do Poder Executivo ferrazense ressalta a importância de se levar cultura e serviços sem ônus à comunidade, inclusive os vinculados à cultura. O gestor, inclusive, diz apoiar, de forma incondicional, projetos literários e toda parceria firmada com o Governo do Estado de São Paulo que facilite o acesso da população a políticas públicas de atendimento:

“Desejo que todas as regiões de nosso município sejam contempladas com cultura, com atividades sociais e com tudo aquilo que possa promover o entretenimento, a cidadania e o bem-estar. Nosso objetivo é integrar a periferia da cidade ao centro, e disponibilizar os equipamentos públicos para a população, principalmente no que diz respeito à literatura, que é tão importante para a formação da criança e do público jovem”, destaca Filló.

Secom/ Ferraz - 30/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV