Prefeitura de Ferraz prepara professores para projeto de educação ambiental

Prefeitura de Ferraz prepara professores para projeto de educação ambiental

Fotos: Roseli Souza


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos está trabalhando para implantar seu mais novo projeto de educação ambiental nas 44 escolas da rede de ensino local. A informação foi passada na manhã de segunda-feira (28 de julho), durante capacitação do corpo docente acerca do tema, realizada no Anfiteatro do Palácio da Uva Itália, no Paço Municipal, por representantes da Secretaria de Educação ferrazense. A iniciativa, que também conta com a participação da pasta de Verde e Meio Ambiente, visa despertar a consciência sustentável dos alunos sobre água, ar, energia elétrica e resíduos sólidos.

Antes que o projeto seja adotado em sala de aula, está sendo oferecido aos professores do governo do prefeito Acir Filló uma formação técnica pedagógica sobre educação ambiental. O primeiro encontro foi promovido ontem e contou com a adesão de 90 educadores multiplicadores e coordenadores de escolas de Ferraz. Os trabalhos foram conduzidos pelo engenheiro agrônomo Fernando Fernandes, parceiro da iniciativa.

Durante sua explanação, o especialista ressaltou a importância de se implantar no âmbito escolar um projeto de educação ambiental, ao enumerar os problemas pelos quais a cidade tem passado no que tange o desperdício de recursos naturais e a não preservação da natureza. Fernandes também destacou que Ferraz está empenhada na elaboração de seu Plano Municipal de Resíduos Sólidos, como foi informado durante a reunião realizada pelo Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), na última semana.

Os trabalhos foram acompanhados, também, pelos vereadores Aurélio da Costa de Oliveira, o Aurélio Alegrete, e Clenilson Lima Dias, o Quequê, e pelo secretário-adjunto de Meio Ambiente de Ferraz, Marcos Marcelino Rodrigues, o Marquinhos, que, enalteceu o projeto ambiental:

“Parabenizo a cidade por criar esse projeto. Esta é uma fase de adaptação e de conscientização. Vamos trabalhar os quatro cantos de Ferraz, por meio das 44 escolas municipais, que são o braço da prefeitura nos bairros. Logo, Ferraz será reconhecida como uma cidade sustentável. Capacitando nossos professores, eles passarão para os estudantes tudo o que for pertinente sobre preservação, conscientização sustentável, coleta seletiva e economia de recursos, como a água, por exemplo. Em breve, também, lançaremos o projeto Juventude Sustentável”, complementou.

Acompanhada de sua adjunta, Marlene Drulis Oliveira, a secretária municipal de Educação, Denize Ribeiro, adiantou a forma como o programa será difundido, por meio de alunos da rede que tenham mais de 16 anos e algum tipo de deficiência. A divulgação da iniciativa será feita em parceria com entidades que trabalham com este grupo, como a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) e o Atendimento Educacional Especializado (AEE):

“É um sonho nosso ver os educandos com deficiência inseridos no projeto da coleta de resíduos sólidos. As entidades parceiras da prefeitura vão recebê-los de braços abertos e os encaminharão às atividades, que serão coordenadas pela Secretaria de Educação. Pensamos, ainda, na oportunidade que eles terão de desenvolver um trabalho de tamanha importância pessoal e social, sem limitações”, conclui.

Secom/ Ferraz - 30/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV