Procon de Suzano realiza ação nesta sexta-feira para orientar consumidores

Procon de Suzano realiza ação nesta sexta-feira para orientar consumidores

Adicionar legenda


O Procon Municipal realizará nesta sexta-feira (1º) um evento aberto ao público chamado “8 Anos de Procon” que prestará atendimentos e orientações para comemorar o trabalho da fundação na cidade. A ação acontecerá das 9h às 16h30, na Praça dos Expedicionários. A expectativa é de que aproximadamente 300 pessoas sejam atendidas.

Na ocasião, quatro técnicos do Procon estarão à disposição da população para auxiliar o consumidor, tirar suas dúvidas ou retratar serviços: dois no período da manhã e dois na parte da tarde. Além disso, será distribuído o material educativo sobre os direitos dos consumidores.

O órgão realiza ações de educação diuturnamente para o consumo e atividades fiscalizatórias, bem como campanhas educativas e também atendimentos aos fornecedores em sua sede. Este trabalho de aproximação do Setor de Fiscalização junto aos consumidores/fornecedores vem produzindo resultados, tendo em vista que o número de infrações constatadas em atividades fiscalizatórias vem reduzindo constantemente, comprovando a efetividade do trabalho realizado e o respeito dos lojistas com a instituição e o consumidor suzanense.

Para avaliar o atendimento, foi implantado em junho de 2013, um sistema de avaliação. Até novembro do ano passado os consumidores entregaram 2.036 avaliações com as opções de conceito do atendimento, divididas em: Excelente, Bom, Regular, Ruim e Péssimo, de acordo com as impressões do consumidor. Foi verificado que do total de avaliações, 74% dos munícipes atendidos no Procon de Suzano avaliam a prestação de serviços como excelente e 24% avaliam que obtiveram um bom atendimento.

Deste modo, 98% dos consumidores que avaliaram seus atendimentos obtiveram suas expectativas de atendimento cumpridas. Este modelo de avaliação permite monitorar o ambiente de trabalho e identificar possíveis falhas, com o objetivo de corrigi-las.

De acordo com o órgão, o objetivo é aprimorar cada vez mais o bom e alto nível dos atendimentos e colocar sempre o consumidor em primeiro lugar.

O órgão
O Procon Municipal foi criado pela Lei 2.330/89 e inaugurado em 1º de agosto de 2006, e desde então, vem aprimorando suas ações e procedimentos, com o objetivo de melhor atender ao munícipe, com efetividade das ações e resolubilidade das demandas apresentadas pelos consumidores. Hoje, o órgão conta com 10 funcionários devidamente capacitados, o que permite atender a população com mais agilidade e dignidade.

Além disso, adotou como método de registro e notificação de fornecedores a CIP Eletrônica, procedimento que permitiu reduzir o tempo de resposta ao consumidor sobre sua reclamação, de 30 para 15 dias corridos, sem contar a redução de custos com postagem. Com este método é possível também que o consumidor consulte a resposta e andamento de seu processo via internet, facilitando o acompanhamento de sua demanda.

Dentre as medidas adotadas para melhor atender o consumidor, é o atendimento efetuado por e-mail, permitindo que o munícipe que não pode comparecer pessoalmente na sede do Procon, seja atendido e tenha registrada sua reclamação com a mesma validade jurídica e administrativa que a reclamação efetivada presencialmente. Basta que o consumidor envie e-mail para procon.atendimento@suzano.sp.gov.br com o relato do ocorrido e o seu pedido, seguindo as orientações que receberá do técnico de atendimento eletrônico do Procon.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 30/07/2014

#Suzano, #SuzanoSãoPaulo, #PrefeituraMunicipaldeSuzano, #Procon, 

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV