Prefeitura de Ferraz oferece três cursos de qualificação profissional

Prefeitura de Ferraz oferece três cursos de qualificação profissional

Fotos: Roseli de Souza


A Secretaria de Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Ferraz de Vasconcelos dará início, no próximo dia 28 (segunda-feira), a mais um curso profissionalizante gratuito, o de Encanador. Neste novo pacote de capacitações, o governo do prefeito Acir Filló também está disponibilizando outros dois cursos, de Vitrinista, que teve início na tarde de sexta-feira (11 de julho), e o de Corte e Costura, previsto para começar em agosto deste ano. Todos os inscritos receberão benefícios de R$ 460, mensais. Ao todo, 110 vagas estão em aberto.

O objetivo do Poder Executivo ferrazense ao oferecer essas formações é capacitar, gratuitamente, os cidadãos que estão em busca de uma oportunidade no mercado de trabalho, ou de recolocação trabalhista. As inscrições, inclusive para o curso de Vitrinista que já teve início há três dias, ainda podem ser feitas, sem ônus algum por parte do candidato. O cadastro deve ser firmado na Secretaria Municipal de Indústria e Comércio (avenida Santos Dumont, 1.646, Jardim Vista Alegre), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

O curso de Encanador será ministrado no período da manhã, durante três meses. Ao todo, 30 alunos serão beneficiados e aprenderão, gratuitamente, a executar instalações hidráulicas residenciais em prédios ou em domicílios de pequeno porte, na condição de empregado, trabalhador autônomo ou empreendedor de microempresa.

Já o curso de Vitrinista capacita o profissional a desenvolver projetos de vitrine, tendo como base estética, equilíbrio e harmonia, aliados a conceitos de Marketing. A intenção é atrair o consumidor para a área onde são expostos os produtos e impulsionar, consequentemente, a venda de produtos, independentemente do segmento da loja. O curso tem duração de um mês. No total, 20 alunos estão sendo beneficiados. Para o período da tarde, ainda há vagas.

Com turmas previstas para iniciar o aprendizado na primeira semana de agosto de 2014, o curso de Corte e Costura tem 60 vagas em aberto. Durante as aulas, o aluno aprende a organizar o local de trabalho, preparar máquinas e amostras de costura, bem como operar máquinas de costura durante a montagem em série de peças de vestuário.

Quem freqüentar a formação também aprenderá a trabalhar em conformidade com as normas e os procedimentos técnicos de qualidade, além dos ligados às áreas de segurança, meio ambiente e saúde. Com duração de três meses, a capacitação tem vagas para os períodos da manhã, tarde e noite.

Para firmar o cadastro, os futuros alunos devem apresentar RG e CPF originais. É necessário ter mais de 16 anos, ensino médio completo e ser morador de Ferraz. Em caso de o número de interessados ser maior que a quantidade de vagas disponíveis, será dada prioridade para quem tiver maior idade, escolaridade mais baixa e menor renda familiar. Quem está desempregado, ou é arrimo de família, terá preferência durante a seleção. Os escolhidos para participar do curso serão informados pela prefeitura por correspondência oficial.

Os estudantes dos três cursos serão beneficiados com uma bolsa-auxílio, para alimentação e transporte, no valor de R$ 460. O valor deverá ser utilizado com alimentação e deslocamento.

Secom/ Ferraz - 14/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV