Menos jovens votarão neste ano

Menos jovens votarão neste ano

Divulgação
Apesar de o número de eleitores no Alto Tietê ser 9,31% maior neste ano do que em 2010, a quantidade de votantes com menos de 18 anos diminuiu 18,9% em toda a região. O percentual, divulgado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na manhã de ontem, revela que neste ano estão aptos a exercer o voto facultativo 11,2 mil eleitores. No pleito de 2010 eram 13,8 mil.

De acordo com uma nota divulgada pelo tribunal, essa queda não tem qualquer ligação com um possível desinteresse do jovem em participar das eleições sem ser obrigado.
A explicação dada pelo TSE é que o fechamento do cadastro agora vai até o dia da eleição, que neste ano será no dia 5 de outubro. Nas eleições passadas, o fechamento era realizado três meses antes. "Em anos anteriores, o cadastro era fechado no dia 30 de junho e não se considerava aqueles eleitores que completariam 18 anos até a data da eleição. Neste ano, um novo software permitiu a contagem incluindo o dia da eleição. Portanto, aquele eleitor que vai fazer 18 anos nesse meio tempo até o dia da eleição já não está contabilizado nesse dado estatístico de 16 e 17 anos".

Ainda assim, a queda é acentuada e a mudança no processo do tribunal não deve ser utilizada como único fator para a diminuição de jovens eleitores, como aponta o professor e sociólogo Afonso Pola. "Acredito sim, que tem a ver com esse novo método do TSE cadastrar, mas também tem ligação com a nossa pirâmide etária. A quantidade de pessoas que faz 18 anos é maior do que aquela que faz 16".

Outra explicação dada pelo especialista é a incredulidade que o jovem tem com o sistema político atual. "Certamente, essa diminuição tem relação com a total descrença que a juventude tem com as instituições políticas. Uma pesquisa feita pelo Ibope em 2009 revelou que os partidos políticos e o Congresso Nacional ocupam os últimos lugares em admiração. Isso caiu ainda mais depois das manifestações do ano passado", concluiu o professor. (F.M.)

Fonte: Diário do Alto Tietê - 30/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV