Campanha alerta para utilização de fones de ouvido no transporte coletivo de Mogi

Campanha alerta para utilização de fones de ouvido no transporte coletivo de Mogi das Cruzes

Divulgação
A Prefeitura de Mogi das Cruzes iniciou nesta semana uma campanha para alertar os passageiros do sistema municipal de transporte coletivo sobre a obrigatoriedade de fones de ouvido para os passageiros que estejam utilizando aparelhos sonoros dentro dos ônibus. O trabalho está sendo desenvolvido com a distribuição de panfletos aos usuários e a colocação de placas no interior dos veículos.

Durante toda a semana, funcionários da Secretaria Municipal de Transportes estarão em pontos de grande movimento de passageiros e nos Terminais Central, Estudantes e Geraldo Scavone para a distribuição de material informativo. Nesta terça-feira (29/07), o trabalho foi desenvolvido em pontos da praça Gebrail Sawaya, no Socorro, na avenida Vereador Narciso Yague Guimarães, no Centro Cívico, e avenida Voluntário Fernando Pinheiro Franco, na região central.

“A ação foi planejada após diversas reclamações que foram recebidas pela Prefeitura sobre a utilização de aparelhos sonoros no interior de veículos do transporte coletivo. Com isso, o trabalho busca conscientizar os passageiros sobre a necessidade de utilização dos fones de ouvido para a melhoria da viagem de todos”, explicou o secretário municipal de Transportes, Nobuo Aoki Xiol, lembrando que todos os ônibus municipais receberam sinalização sobre a obrigatoriedade da utilização dos fones.

Para que um maior número de pessoas possa ser atingido pelo trabalho, foi definido que a distribuição será concentrada no horário de pico da tarde, quando há uma concentração de passageiros nos pontos da região central da cidade é maior. Os funcionários percorrerão os pontos das 16h30 às 18h30.

Funcionários da Secretaria de Transportes percorrem pontos de grande movimento de passageiros e distribuem material informativo. Ônibus também receberam avisos sobre o tema / Foto: Divulgação


“É importante que os passageiros se conscientizem que o ruído causado por aparelhos como celulares e rádios, além de incomodar outros usuários do transporte coletivo, pode atrapalhar o trabalho desenvolvido por motoristas e cobradores, inclusive criando riscos para a segurança”, disse Xiol.

De acordo com a programação estabelecida pela Coordenadoria de Educação para o Trânsito, nos próximos dias, também receberão os trabalhos pontos de ônibus localizados nas ruas José Bonifácio e Doutor Correa, além do Largo do Carmo e da praça Coronel Benedito de Almeida.

A proibição da utilização de aparelhos sonoros sem equipamentos que impeçam a difusão do ruído está prevista no artigo 55 da Lei Municipal 4.834, de 18 de novembro de 1998. A legislação, inclusive, indica que o passageiro poderá ter o seu embarque recusado, caso não obedeça à determinação.

Mais informações sobre a campanha podem ser obtidas pelo telefone 4798-5142. (LM)

Fonte: Prefeitura de Mogi das Cruzes - 30/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV