Campanhas eleitorais já começam neste domingo

Campanhas eleitorais já começam neste domingo

Divulgação
TSE - O calendário eleitoral já está definido e as campanhas podem ter início neste domingo para os candidatos a presidente da República, governador, senador e deputados estaduais e federais. Os políticos que estão em exercício só poderão participar de inaugurações até sexta-feira. As informações foram divulgadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TRE) no dia 27 de junho.

Desde ontem a veiculação de propaganda política está proibida no rádio e na TV. A campanha eleitoral nas ruas será permitida a partir deste domingo. Os candidatos que atuam em algum cargo político estão proibidos, a partir de sábado, de participar de inaugurações de obras públicas e contratar shows artísticos pagos com recursos públicos. Inclusive, esta é a data limite para os registros dos candidatos pelos partidos ou coligações.

A partir de domingo, será permitida a realização de campanha eleitoral, inclusive com o uso de alto-falantes, amplificadores de som nas ruas, que poderão funcionar das 8 às 22 horas. A partir do dia 6, os candidatos poderão realizar comícios e fazer propaganda eleitoral.

De 31 de julho até a data do pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) poderá requisitar das emissoras de rádio e TV até dez minutos diários, contínuos ou não, para divulgação de seus comunicados, boletins e instruções aos eleitores.

Dia 6 de agosto é a data final que a Justiça Eleitoral tem para divulgar o primeiro relatório com recursos recebidos para financiamento da campanha. E dia 19 do mesmo mês é o início do período da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão.

Outubro é quando acabam os períodos de divulgação de propagandas eleitorais, sendo que no segundo dia do mês fica vedada a veiculação de propagandas gratuitas em rádio e televisão e dia 3 é o último para divulgação paga.

Em 5 de outubro ocorrerão as eleições. Para o segundo turno, a votação será no dia 26 de outubro.

Por Fernanda Fernandes - Fonte: Diário do Alto Tietê - 02/07/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV