EMTU garante construção de terminal rodoviário no centro de Ferraz

EMTU garante construção de terminal rodoviário no centro de Ferraz

Fotos: Will de Oliver


A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU) garantiu a construção de um terminal rodoviário na região central de Ferraz de Vasconcelos. O projeto fará parte das obras do Corredor Metropolitano Bus Rapid Transit (BRT) - Perimetral Alto Tietê, que vai ligar a cidade governada pelo prefeito Acir Filló a Arujá, passando, ainda, por Poá e Itaquaquecetuba. A decisão foi comunicada pelo presidente da estatal, Joaquim Lopes, ao chefe do Poder Executivo ferrazense, durante reunião realizada na sede da empresa, na capital paulista, na manhã desta quarta-feira (6 de agosto).

O encontro contou, também, com a participação dos secretários municipais Silas Faria de Souza (Planejamento), Maria Aparecida Izidro Lameirinha (Habitação) e Miguel Leite (Comunicação Social), além de engenheiros e arquitetos da Prefeitura de Ferraz, da EMTU e da Construtora Vetec Engenharia, responsável pela elaboração do projeto funcional do empreendimento viário. O Corredor Metropolitano terá 20,9 quilômetros de extensão e, de acordo com os estudos iniciais, o percurso dentro do município contará com dois viadutos, bem como três estações de embarque e de desembarque.

Filló compartilhou, na oportunidade, sua satisfação quanto à confirmação da inclusão do terminal rodoviário no projeto do Corredor Metropolitano:

“Esta obra vai mudar toda a estrutura de Ferraz e, também, a história de nossa cidade. Acredito que o empreendimento terá um valor muito maior para o município, mais até que o Rodoanel (“Mário Covas – SP 21), que passa pela região. Portanto, será um equipamento público de mobilidade urbana extraordinário para nossa população”, avaliou o prefeito.

No projeto funcional apresentado pela EMTU, o terminal rodoviário terá 10,6 mil metros quadrados e será construído numa área localizada praticamente ao lado da nova estação da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM). De acordo com a arquiteta Cristiane Diaz, do Departamento de Projetos e Obras da EMTU, até o mês de dezembro deste ano o Projeto Básico da via estará concluído:

“Após esta etapa, faremos uma audiência pública para a apresentação à população de Ferraz do empreendimento. Temos a meta de concluir até o fim de 2014 o projeto contendo todo o percurso ferrazense, com direito às adaptações que serão incluídas e as obras de arte (alças de acesso e viadutos)”, garantiu a funcionária da estatal.

Também participaram do encontro em São Paulo nesta quarta-feira Elisabete Bento de Souza, assistente social da Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social de Ferraz, as arquitetas da municipalidade ferrazense Fernanda Passos e Natália Domingues, Adriana Diman e Daniela Vieira, da EMTU, e Jane Aoki, da Vetec, além dos engenheiros Paulo da Rocha, EMTU, Airton Perez Mergulhão e Roque Eduardo, da Vetec, e Walter Faria, da Walm.

O Corredor

O traçado do Corredor Metropolitano está sendo elaborado pelo Consórcio Projeto BRT Arujá, formado pelas empresas Vetec e Walm, vencedoras da concorrência pública, sob a supervisão e a coordenação da EMTU e da Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos. A estimativa é o empreendimento viário atenda, por dia, 47 mil passageiros, que serão transportados por 67 ônibus, sendo 55 articulados e 12 do tipo Padron.

A frota é considerada o que há de mais moderno no mercado, sendo menos poluentes e com importantes diferenciais, como portas largas que facilitam o embarque e o desembarque, ar- condicionado, bancos estofados, sistema WI-FI, monitoramento por câmeras e GPS. Trata-se de um sistema de transporte estruturador que surge com a proposta de promover a racionalização do serviço, a integração entre os modos de transporte (linhas municipais, metropolitanas e trens da CPTM – linhas 11 e 12) e a valorização do entorno, com a criação de espaços urbanos e de uma ciclovia bidirecional.

Segundo a EMTU, as estações serão amplas, confortáveis e seguras, totalmente acessíveis para pessoas com deficiência. Além disso, vão abarcar plataforma de embarque em nível, informações em tempo real aos usuários (tempo de espera e problemas na rede), cobrança desembarcada e faixa de ultrapassagem para agilidade na operação.

As estruturas também serão equipadas com coberturas termoacústicas e iluminação de alta performance, que propiciam menor consumo de energia. O projeto ainda prevê nas estações pavimento intertravado, para garantir a permeabilidade do solo, sistemas de captação de águas pluviais e painéis fotovoltaicos, para a captação de energia solar.

Secom/ Ferraz - 06/08/2014

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