Projeto Educação Ambiental tem início em Ferraz

Projeto Educação Ambiental  tem início em Ferraz

Fotos: Will de Oliver


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos deu início, na última semana, ao projeto Educação Ambiental. Coordenada pela Secretaria Municipal de Verde e Meio Ambiente, a iniciativa tem como objetivo incentivar os alunos das escolas da rede local a pensarem de forma consciente questões sobre a preservação e a racionalização dos recursos naturais. Com o apoio da Secretaria de Educação ferrazense, a ação prevê, entre outras providências, o plantio de 3.720 mudas de hortaliças nas instituições de ensino da cidade.

Ao todo, 31 escolas de ensino fundamental I e II gerenciadas pelo governo do prefeito Acir Filló serão beneficiadas, num primeiro momento, com o programa. O cultivo está acontecendo nos períodos da manhã e da tarde e conta com a participação da comunidade escolar. Com a presença do adjunto de Meio Ambiente de Ferraz, Marcos Marcelino, o Marquinhos, o lançamento do projeto ocorreu na quinta-feira (7 de agosto), na Emef “Maria da Glória Fernandes Leite” (avenida Santos Dumont, 1.623, Jardim Vista Alegre).

Participaram da ação 400 alunos, com idade entre 3 e 5 anos, que frequentam do Infantil II ao pré II. Na unidade, que também desenvolve o projeto Horta Escola, foram plantadas 120 mudas de alface cedidas pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente. Os vegetais foram cultivados em recipientes confeccionados com pneus reutilizados, sob a coordenação de professoras da escola municipal.

Na oportunidade, a diretora da instituição, Maria Adisma Tito da Luz Anézio da Silva, frisou a importância do projeto:

“Essa ação tem diversos significados. Além de podermos lançar mão de materiais recicláveis, como é o caso dos pneus, a ação desperta a curiosidade dos estudantes quanto ao cultivo, já que eles têm a oportunidade de fazerem isso com as próprias mãos, ao mesmo tempo em que aprendem e se socializam. Estamos avançando nesta questão. Sinto-me muito satisfeita, inclusive, com a adesão dos educandos neste projeto, que, em breve, também vai disponibilizar floreiras para a escola, tornando-a ainda mais bela”, acrescentou a educadora.

Marquinhos também não deixou de valorizar a inserção do tema Meio Ambiente na infância e no ambiente escolar:

“É muito satisfatório ver este projeto dando certo. O que a Secretaria Municipal do Verde e Meio Ambiente tem feito na cidade nunca foi empreendido antes. A administração do prefeito Acir Filló é a primeira a criar oportunidades para tanto, inserindo, inclusive, as crianças neste processo. Ao mesmo tempo em que oferecemos educação ambiental, queremos conscientizar o público-alvo quanto à coleta seletiva, que pode começar a ser feita dentro de casa”.

Secom/ Ferraz - 12/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV