Postos de saúde de Suzano contarão com testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis
Postos de saúde de Suzano contarão com testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis
![]() |
| Divulgação |
A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, realiza uma oficina de capacitação para os servidores sobre a realização de testes rápidos de HIV, hepatites B e C e sífilis em toda a rede de atenção básica, no intuito de ampliar sua realização para os postos de saúde. Atualmente, somente o Centro de Testagem e Aconselhamento (SAE/CTA) é a estrutura que realiza o teste rápido para qualquer interessado.
Participam da atividade médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. Durante os próximos dias, diversas turmas receberão noções teóricas de como realizar o teste, além da importância da abordagem e da conscientização sobre essas doenças, que são sexualmente transmissíveis (DSTs). Ao longo das próximas semanas, os capacitados irão testar seus conhecimentos realizando os testes na população que passa pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs).
“Atualmente, o trabalho nas UBSs é concentrado nas gestantes e queremos expandir esse diagnóstico de DSTs, pois quanto mais cedo elas são descobertas, mais fácil e eficiente é o tratamento. Além disso, evitamos que outros indivíduos sejam contaminados”, explicou a gerente do SAE/CTA, Márcia Mendes.
Trabalho
Quando os pacientes são diagnosticados com alguma das três doenças que podem ser determinadas pelos testes rápidos, eles são encaminhados para a realização de um teste convencional para sua confirmação. Logo depois, são direcionados ao tratamento.
O HIV é tratado no SAE/CTA, com acompanhamento constante de médico infectologista e concessão de medicação gratuita para os pacientes. Quem tem hepatite B e C é encaminhado para o hospital de referência na região (Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti, em Mogi das Cruzes) para tratamento. Já quem é diagnosticado com sífilis recebe o tratamento contra a bactéria na UBS mais próxima de sua casa.
Atualmente, o SAE/CTA de Suzano acompanha aproximadamente 400 pessoas com o vírus HIV. A expectativa é de que, quando os testes rápidos ficarem mais acessíveis, daqui um mês, esta quantidade aumente. A estrutura fica na avenida Antonio Marques Figueira, 679, no Centro. Outras informações sobre o serviço podem ser obtidas pelo telefone 4744-6120.
Fonte: Prefeitura de Suzano - 19/08/2014










