Bertaiolli inicia balanço das ações do Avança Mogi com reunião no Lions Clube
Bertaiolli inicia balanço das ações do Avança Mogi com reunião no Lions Clube
![]() |
Divulgação |
“É um prazer estar aqui com vocês para falar sobre a administração municipal e sobre a nossa querida Mogi das Cruzes. Vivemos numa cidade que cresce em ritmo muito rápido e, por isso, nosso desafio de acompanhar este crescimento é muito grande. Temos trabalhado para proporcionar qualidade de vida aos mogianos e as obras em andamento na cidade mostram claramente que estamos no caminho certo”, comentou Bertaiolli, que esteve no Lions ao lado dos secretários municipais Nilmar de Cássia Ferreira (Serviços Urbanos), Marcello Cusatis (Saúde), Mateus Sartori (Cultura), Edson Santos (adjunto de Assistência Social) e Valéria Campolino (adjunta de Educação).
Bertaiolli lembrou que o Programa Avança Mogi prevê um investimento total de R$ 1 bilhão em obras para Mogi das Cruzes. Como comparação, o prefeito lembrou que este valor é o mesmo do orçamento municipal – ou seja, um montante significativo para ser utilizado como investimento. O prefeito frisou que Mogi tem tradição em apresentar projetos de qualidade aos governos estadual e federal, que garantem recursos, e frisou que o percentual de endividamento da cidade hoje é de apenas 4%, sendo que, por lei, poderia ser de até 120%.
Na área da saúde pública, o Hospital Municipal “Prefeito Waldemar Costa Filho” foi uma importante conquista. São sete pavimentos, ambulatório infantil 24 horas, ambulatório da mulher, ambulatório de especialidades, centro cirúrgico, UTI e três andares para internação com 91 leitos. “Firmamos um pacto hospitalar, de forma que o Hospital Municipal, a Santa Casa de Misericórdia, o Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti e o Luzia de Pinho Mello trabalhem de forma integrada, cada um com sua vocação e diretriz médica, de forma que os serviços se completem”, comentou.
Também na área da saúde, Mogi das Cruzes contará com duas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que funcionarão 24 horas, com especialização em urgência e emergência. Cada uma delas terá consultórios, raio-x, eletrocardiografia, laboratório de exames, leitos para internação de até 24 horas e salas de observação. Uma UPA será instalada no Rodeio, na avenida Pedro Romero, enquanto a outra vai funcionar na região do Oropó, na esquina das avenidas Kaoru Hiramatsu e Japão.
Mobilidade Urbana
Durante a reunião, Bertaiolli lembrou que Mogi das Cruzes completará 454 anos no próximo dia 1º de setembro e, durante estes quatro séculos e meio, houve um grande desenvolvimento da cidade – mas as principais ruas continuaram com as mesas dimensões originais. “Hoje temos uma população que se aproxima de 500 mil pessoas e uma frota de 250 mil veículos, mas a malha viária do Centro continua a mesma. Temos que adotar uma série de medidas para equacionar o transporte e sobretudo abrir novas vias, além de modernizar as já existentes, de forma a melhorar a mobilidade urbana”, frisou.
![]() |
Prefeito Marco Bertaiolli apresentou as ações do Avança Mogi e lembrou que a Prefeitura vem trabalhando para conciliar crescimento e qualidade de vida à população / Foto: Divulgação |
A avenida Julio Simões é um exemplo. A primeira fase do processo de urbanização já foi entregue, entre a avenida Francisco Ferreira Lopes e a avenida Japão. A segunda etapa será inaugurada no aniversário de Mogi das Cruzes, entre as avenidas Japão e Prefeito Maurílio de Souza Leite Filho. Já a terceira etapa consiste no trecho entre a avenida Francisco Ferreira Lopes até a Vila Nova Estação, também em execução atualmente. Finalmente, a quarta fase é a segunda pista (margem direita) entre as avenidas Francisco Ferreira Lopes e Japão.
Em todas as obras de mobilidade urbana, observou Bertaiolli, a Prefeitura adotou um novo padrão de urbanização, com espaços de lazer, Academias da Terceira Idade (ATIs), pista de caminhada e ciclovia. Com isso, as regiões beneficiadas – como o Canudos, por exemplo – se transformam em áreas de convivência e integração familiar, além de estimularem nos cidadãos o sentido da cuidar da cidade e do local onde vivem.
Educação
Outra área mencionada pelo prefeito foi a educação. Até agora, a Prefeitura já entregou 42 creches, com 5,5 mil vagas, e vai entregar mais 23 até 2016. As creches possuem projeto arquitetônico padronizado, com pequenas variações conforme o tipo de terreno, o que torna as creches iguais em todos os pontos da cidade. Nelas, as crianças recebem cinco refeições diárias e a merenda mogiana foi premiada como a melhor do Estado de São Paulo, além de uma das melhores do Brasil.
Além disso, Mogi das Cruzes conta com os Centros Municipais de Programas Educacionais (Cempres) entregues à população. São eles o Cempre Professora Ruth Cardoso, no Jardim Layr; Cempre Professor José Limongi Sobrinho, no Botujuru; Cempre Benedito Ferreira Lopes, na Vila Lavínia; Cempre Oswaldo Regino Ornellas, em Jundiapeba; e finalmente o Cempre Professora Lourdes Lopes Romeiro Ianuzzi, na Vila Nova Jundiapeba, que será inaugurado em setembro.
“Atualmente, fala-se muito sobre o período integral e a importância deste modelo na educação. Mogi das Cruzes tem investido neste modelo desde 2009 e hoje a cidade é reconhecida pela qualidade de seu sistema educacional. Com as crianças estudando, bem alimentadas e cuidadas por profissionais capacitados, os pais tem tranquilidade para trabalhar e cuidar de outros afazeres”, frisou. A reunião desta segunda-feira foi realizada pelo Distrito Lions Clube (LC-5) PIP Augustin Soliva, em conjunto com os Lions Clube Estância e Itapety. (MAS)
Secom/ Mogi - 19/08/2014