Banco de Leite de Mogi cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades
Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades
![]() |
Divulgação |
O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, participou do evento e falou sobre a importância do Banco de Leite. “O Banco de Leite é mais uma ação voltada para a redução da mortalidade infantil no município, realizada de forma integrada a outros equipamentos, como o Programa Mãe Mogiana, onde as gestantes são acolhidas na fase final de gestação para maior integração com a equipe que realizará o parto”, explicou.
O Banco de Leite de Mogi das Cruzes foi inaugurado em junho do ano passado e é resultado de uma parceria firmada com o Rotary Internacional, por meio do Rotary Club Mogi das Cruzes Leste, que doou recursos para a compra dos equipamentos. “Para nós rotarianos é muito importante ver que o Banco de Leite está funcionando de forma organizada e apresentando os primeiros resultados”, afirma a governadora assistente Cacilda Soares da Costa.
![]() |
O Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastrou 28 doadoras e coletou 87,76 litros de leite em um ano de atividades / Foto: Divulgação |
A apresentação dos resultados alcançados no primeiro ano de atividades foi feita pela coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Cunha. Ela explicou que o próximo passo será a entrega do leite coletado e devidamente pasteurizado à maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, o que deverá acontecer nos próximos 15 dias. “A equipe já foi capacitada e preparada para iniciar os trabalhos, que dependem apenas de um equipamento que está sendo adquirido pela Santa Casa”, informou ela, lembrando que o mesmo trabalho será realizado nas demais maternidades da cidade.
Para ampliar e facilitar o atendimento, o Banco de Leite receberá, nos próximos dias, um veículo exclusivo para as coletas de leite e visitas domiciliares.
Aleitamento Materno
A 2ª Semana de Aleitamento Materno prossegue até sexta-feira (22/8) com várias ações para sensibilizar usuários e funcionários de diversos equipamentos municipais sobre a importância do aleitamento materno, como distribuição de materiais informativos, promoção de palestras, rodas de conversa e apresentação de vídeos. O trabalho está sendo realizado em todos os Postos de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Pró-Mulher I, Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Pró-Criança, Pró-Hiper e creches municipais.
Secom/ Mogi - 20/08/2014