Banco de Leite de Mogi cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades

Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades

Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades
Divulgação
Instalado há um ano dentro do Pró-Mulher, no bairro do Mogilar, o Banco de Leite de Mogi das Cruzes já cadastrou 28 doadoras e coletou 87,76 litros de leite. Neste período, também realizou 160 atendimentos em grupo, 55 atendimentos individuais, 222 visitas domiciliares, 29 coletas para exames laboratoriais e 31 ordenhas mamárias, entre outros procedimentos. O balanço foi apresentado nesta quarta-feira (20/8), durante evento realizado em comemoração à 2ª Semana de Aleitamento Materno, que termina nesta sexta-feira (22/8).

O secretário municipal de Saúde, Marcello Cusatis, participou do evento e falou sobre a importância do Banco de Leite. “O Banco de Leite é mais uma ação voltada para a redução da mortalidade infantil no município, realizada de forma integrada a outros equipamentos, como o Programa Mãe Mogiana, onde as gestantes são acolhidas na fase final de gestação para maior integração com a equipe que realizará o parto”, explicou.

O Banco de Leite de Mogi das Cruzes foi inaugurado em junho do ano passado e é resultado de uma parceria firmada com o Rotary Internacional, por meio do Rotary Club Mogi das Cruzes Leste, que doou recursos para a compra dos equipamentos. “Para nós rotarianos é muito importante ver que o Banco de Leite está funcionando de forma organizada e apresentando os primeiros resultados”, afirma a governadora assistente Cacilda Soares da Costa. 

Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastra 28 doadoras no primeiro ano de atividades
O Banco de Leite de Mogi das Cruzes cadastrou 28 doadoras e coletou 87,76 litros de leite em um ano de atividades / Foto: Divulgação


A apresentação dos resultados alcançados no primeiro ano de atividades foi feita pela coordenadora de Saúde da Criança da Secretaria Municipal de Saúde, Rosângela Cunha. Ela explicou que o próximo passo será a entrega do leite coletado e devidamente pasteurizado à maternidade da Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, o que deverá acontecer nos próximos 15 dias. “A equipe já foi capacitada e preparada para iniciar os trabalhos, que dependem apenas de um equipamento que está sendo adquirido pela Santa Casa”, informou ela, lembrando que o mesmo trabalho será realizado nas demais maternidades da cidade.

Para ampliar e facilitar o atendimento, o Banco de Leite receberá, nos próximos dias, um veículo exclusivo para as coletas de leite e visitas domiciliares.

Aleitamento Materno

A 2ª Semana de Aleitamento Materno prossegue até sexta-feira (22/8) com várias ações para sensibilizar usuários e funcionários de diversos equipamentos municipais sobre a importância do aleitamento materno, como distribuição de materiais informativos, promoção de palestras, rodas de conversa e apresentação de vídeos. O trabalho está sendo realizado em todos os Postos de Saúde, unidades do Programa Saúde da Família (PSF), Pró-Mulher I, Santa Casa de Misericórdia de Mogi das Cruzes, Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, Pró-Criança, Pró-Hiper e creches municipais.

Secom/ Mogi - 20/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV