Prefeitura de Suzano atende 380 pacientes pelo programa de atenção domiciliar

Prefeitura de Suzano atende 380 pacientes pelo programa de atenção domiciliar

Divulgação


A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Saúde, atende 380 pacientes pelo programa Equipe Multiprofissional de Atenção Domiciliar (Emad). Este projeto permite que um grupo de profissionais de saúde visite pessoas que estão acamadas, dando atenção à saúde delas realizando pequenos procedimentos e passando instruções aos cuidadores para dar maior conforto ao paciente.

Cada equipe conta com um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem, um fonoaudiólogo, um nutricionista e um fisioterapeuta. O intuito é fazer com que o paciente fique bem cuidado em casa, que é um ambiente confortável, em vez de passar um tempo no hospital, evitando desgastes desnecessários e estabelecendo uma estratégia complementar de saúde.

Há três classificações dos pacientes: os que recebem visitas a cada dois meses, já que não precisam de nenhum procedimento constante; os que necessitam de visita a cada 15 dias; e os pacientes que precisam de troca de sonda, traqueostomizados ou qualquer outra intervenção deste tipo, que demanda visitas semanais da equipe.

Para participar deste projeto, o familiar do acamado deve comparecer na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua casa para fazer a solicitação. O enfermeiro responsável faz a triagem do caso, avaliando sua complexidade para designar a frequência das visitas. O vínculo com o posto é mantido, já que o paciente, quando estiver melhor, deve passar por avaliações com os médicos da unidade.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 07/08/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV