Centro Cultural recebe “O olhar de um estrangeiro em Suzano”

Centro Cultural recebe “O olhar de um estrangeiro em Suzano”

Centro Cultural recebe “O olhar de um estrangeiro em Suzano”
Divulgação


A exposição fotográfica “O olhar de um estrangeiro em Suzano: arte e propaganda de rua”, de José Manuel Fernandes Machado sobre a cidade já pode ser vista no Centro Cultural “Francisco Carlos Moriconi”. O acervo é composto por 30 fotos que estão abrigadas na Biblioteca Pública Municipal “Professora Maria Eliza de Azevedo e Cintra”. A visitação é gratuita e pode ser vista até 31 de outubro.

Esta iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Cultura. A mostra, organizada por Neide Feijó, compreende imagens captadas pelo fotógrafo português nas ruas da cidade e que prometem surpreender até mesmo o observador mais atento da paisagem urbana.

As fotos que o artista registrou em Suzano foram encontradas e resgatadas por Neide, que, em homenagem a ele, dedicou-se à organização da exposição. “O que chamou a atenção do José na cidade foi o colorido nos muros, a propaganda nas paredes e portões de lojas, muito diferente das cidades de Portugal, que, nesse aspecto, são muito mais cinzas”, conta Neide, que o acompanhava no dia do ensaio fotográfico.

Todas as fotografias foram feitas num só dia, 1 de dezembro de 2013, um domingo. E por um motivo simples: com as lojas fechadas, de portas baixadas, pouco movimento, era mais fácil registrar as imagens completas. A edição da mostra ficou por conta da fotógrafa Monique Adriane. O Centro Cultural “Francisco Carlos Moriconi” fica na rua Benjamin Constant, 682, no centro, e funciona de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.

Sobre o artista
Nascido em Valverde, Portugal, José Machado, engenheiro eletrotécnico e de computadores por formação e profissão, tinha a fotografia como hobby, porém, nunca chegou a expor sua obra. Gostava de retratar paisagens e pessoas, sempre como lazer.
Casado com Neide Feijó, José a acompanhou de mudança para o Brasil, em outubro de 2013, quando ela, professora doutora, assumiu a direção acadêmica da Faculdade Piaget. Viveu intensamente, por dois meses, entre Suzano e São Paulo. Faleceu, aos 50 anos, em um acidente na capital, em janeiro deste ano.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 13/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV