Secretaria Municipal de Educação de Mogi faz prestação de contas do terceiro trimestre
Secretaria Municipal de Educação de Mogi faz prestação de contas do terceiro trimestre
![]() |
A prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação apresentou um balanço dos investimentos e ações da Secretaria no terceiro trimestre deste ano / Foto: Divulgação |
Os dados mostraram os avanços da rede municipal de ensino em diversas áreas, como a construção e o atendimento oferecido nas creches subvencionadas, as melhorias estruturais em escolas municipais, os investimentos na capacitação dos professores, aprimoramentos no material didático oferecido em sala de aula, além de diversos outros itens, como ampliação da educação não formal, transporte e alimentação escolar.
Entre julho e setembro deste ano, os investimentos financeiros da Secretaria de Educação somaram R$ 50.032.937,03, considerando os recursos municipais, do Fundeb, o Salário Educação, PNATE, alimentação escolar, qualificação profissional, obras, construção de quadras e apoio a creches.
Também foi esclarecido aos vereadores e ao público interessado presente o estágio da construção de creches no município. Até o final deste ano, serão entregues dez unidades, sendo cinco no distrito de Jundiapeba. Até 2015, outras quatro serão concluídas e há outras 11 em projetos ou em licitação. A novidade deste último pacote é a creche da Vila Estação, que agora está em fase de projeto.
A prestação mostrou também a situação dos professores da rede municipal de ensino e dos servidores da Secretaria Municipal de Educação de uma forma geral. Entre julho e setembro deste ano, a Secretaria contabiliza 2.822 servidores, sendo 1.444 do quadro do magistério. Desses 1.444, 412 são professores da Educação Infantil, 820 são do Ensino Fundamental I, 86 são do Ensino Fundamental II e 126 são diretores de escola. Para facilitar o manejo desses dados e também diversos processos envolvendo os profissionais do magistério, a Secretaria de Educação está desenvolvendo o Cadastro de Servidores da Educação – Case, que servirá como base para uma interface direta com o Departamento de Recursos Humanos.
Também foi apresentado um balanço do Departamento de Alimentação Escolar. Atualmente, a merenda escolar da Secretaria Municipal de Educação é oferecida a um total de 50.702 alunos, sendo 40.313 da rede municipal de ensino. O excedente se refere à alunos de projetos profissionalizantes, como é o caso do Crescer e também de projetos culturais, como o Canarinhos do Itapety, mais entidades filantrópicas. Este Departamento conta com um rigoroso sistema de fiscalização, por meio de visitas técnicas e também um programa contínuo de capacitação dos responsáveis pela elaboração da merenda, prezando pela qualidade da refeição oferecida.
Outros itens apresentados foram a coordenação de apoio às entidades subvencionadas, que hoje são 79, incluindo a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, as ações do Departamento Pedagógico, que conta com cinco divisões e também a Divisão de Programas Educacionais, que reúne dezenas de iniciativas, como o Programa de Educação Patrimonial, Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares, Programa de Educação para o Trânsito, Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência, entre outros.
A Secretaria Municipal de Educação também apresentou seu sistema de acompanhamento do rendimento escolar, que se baseia numa frequencia maior na coleta e avaliação dos resultados escola a escola, suporte e acompanhamento assíduo junto à equipe escolar e também a unificação dos conteúdos.
“Estamos cumprindo hoje mais uma parte do nosso trabalho, que é prestar contas daquilo que fizemos. A Secretaria Municipal de Educação vem investindo fortemente em melhorias e estamos avançando. Este é um trabalho contínuo, contudo, porque sempre há espaço para crescermos, avanços e melhorarmos ainda mais”, destacou a secretária municipal de Educação, Maria Aparecida Cervan Vidal. (LMS)
Secom/ Mogi - 23/10/2014