Prefeitura de Ferraz investe na qualidade da merenda escolar

Prefeitura de Ferraz investe na qualidade da merenda escolar

Prefeitura de Ferraz investe na qualidade da merenda escolar
Foto: Will de Oliver


A merenda escolar servida pela Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos alimenta diariamente 23 mil alunos da rede municipal de ensino. Não de hoje, a administração do prefeito Acir Filló investe fortemente em melhorias e adaptações do cardápio, com o objetivo de garantir qualidade, sabor, bem como uma dieta saudável e equilibrada aos educandos. Elaborado por nutricionistas e supervisionado pela Secretaria Municipal de Educação e pela pasta de Agricultura e Abastecimento, o menu abarca todos os nutrientes necessários para o crescimento e o desenvolvimento das crianças e dos jovens da cidade.

Nesta quinta-feira (9 de outubro), a secretária de Educação, Denize Ribeiro, e técnicos da pasta, fizeram uma visita técnica à Escola Municipal de Ensino Infantil e Fundamental (Emeif) “Antonio Schiavinati” (rua Luiz Ramalho, 530, Vila São Paulo). O objetivo foi avaliar a refeição servida no local, visitar a copa onde as receitas são elaboradas e conversar com os servidores e servidoras responsáveis pela merenda da instituição de ensino.

Essa fiscalização está sendo realizada quase que diariamente pelo governo local, conforme reiterou Denize. Sua principal preocupação é manter a qualidade adotada por Filló desde que assumiu a administração, em 1º de janeiro de 2013:

“Após uma etapa de planejamento e de estudo nutricional, a atual gestão mudou muita coisa na merenda. Em nosso cardápio não faltam frutas, verduras, legumes, carne. Por muito tempo, crianças comeram biscoito e macarrão. Não tinha qualidade, proteínas, alimentos ricos em vitaminas, sais minerais e fibras. Ter um bom cardápio é incentivar bons hábitos alimentares. Sem contar que uma criança bem alimentada tem um melhor rendimento escolar. É uma questão de respeito oferecer uma refeição digna nas escolas”, complementa a gestora. 

Prefeitura de Ferraz investe na qualidade da merenda escolar
Foto: Will de Oliver

A mudança na escolha dos alimentos e no cardápio que vem garantindo um melhor aprendizado e uma vida mais saudável aos 23 mil estudantes da rede são de responsabilidade do Centro de Distribuição de Alimentação Escolar (Cedae) – antiga Cozinha Piloto, vinculada à Secretaria de Educação de Ferraz. De acordo com a nutricionista do órgão, Elisabete Gonçalves Silva, o cardápio também conta com arroz integral, feijão preto e quantidade balanceada de gorduras, tudo de acordo com a necessidade nutricional de cada faixa etária atendida pela municipalidade:

“O governo oferece 275 mil refeições por mês, para as escolas de ensino infantil e de ensino fundamental. Para avaliar o cardápio, a Secretaria Municipal de Educação segue os critérios estabelecidos pelo Programa Nacional de Alimentação Escolar, o Pnae. Ele indica a quantidade exata de cada produto a ser utilizado, seguindo as leis nutricionais. Uma outra preocupação nossa é em relação aos condimentos, pois não utilizamos temperos prontos, com conservante. Tudo é natural”, explica a especialista.

Em escolas que têm período integral, as refeições são oferecidas em dois turnos, conforme lembra o chefe do Poder Executivo ferrazense:

“Fiscalizamos tudo, absolutamente tudo relacionado à merenda, da quantidade de proteínas à quantidade de carboidratos. Não abrimos mão de qualidade. Nosso menu tem suco e sobremesa, frutas e iogurte. As pesquisas apontam que as crianças aprendem melhor quando estão bem nutridas. E também é sabido que, infelizmente, muitas delas não contam com uma alimentação adequada em suas residências, sobretudo por conta de problemas financeiros”, complementa Filló.

Secom/ Ferraz - 09/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV