Prefeitura de Suzano inicia amanhã 2º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização

Prefeitura de Suzano inicia amanhã 2º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização

Prefeitura de Suzano inicia amanhã 2º Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização
Divulgação


A Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, promoverá entre os dias 7 e 9 de outubro, a segunda edição do Seminário do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) – Práticas de Letramento em Alfabetização Matemática. O evento tem como principal objetivo discutir e propor melhorias na qualidade de ensino na cidade.

A abertura do evento, que acontece amanhã, será realizada no Teatro Municipal Doutor Armando de Ré, a partir das 19 horas, e deve reunir mais de 400 educadores, entre professores da rede municipal, gestores das escolas e equipe da Secretaria de Educação. Estão previstas apresentações de alunos, homenagens, bem como explanação dos resultados do PNAIC e do Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

Na quarta-feira (8), as atividades acontecerão na Faculdade Piaget, das 8 às 18 horas. E na quinta-feira (9), o trabalho será dividido em duas partes: das 8 horas ao meio dia, as ações serão feitas na Piaget e depois, às 14 horas, no Teatro Armando de Ré, onde acontecerá o encerramento do seminário. E a programação para esses dias vai desde palestras com professores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) até mesas-redondas para que os profissionais dividam suas experiências bem sucedidas.

De acordo com a coordenadora do PNAIC em Suzano, Rosângela Matias, os investimentos da Administração em formação continuada dos professores do ciclo de alfabetização (do 1º ao 3º ano), o engajamento desses profissionais e dos alunos são as principais razões para o sucesso da cidade no que diz respeito ao Pacto. Desde março, já foram realizados 11 encontros do curso de qualificação, que tem carga horária total de 160 horas.

“Em todos os encontros, os professores compartilham experiências e aprofundam conhecimentos sobre os conceitos matemáticos tratados nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Nessas ocasiões também são propostas atividades para realização em sala de aula”, completou a coordenadora. No último ano, a ênfase do projeto do PNAIC foi principalmente a língua portuguesa e em 2014, o foco é a matemática. Na prática, o trabalho é dividido da seguinte maneira: 80% matemática e 20% língua portuguesa.

Sobre o Pacto
O PNAIC é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 06/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV