Seminário do Pacto pela Alfabetização revela avanços significativos na educação suzanense

Seminário do Pacto pela Alfabetização revela avanços significativos na educação suzanense

Seminário do Pacto pela Alfabetização revela avanços significativos na educação suzanense
Divulgação
A cerimônia de abertura do 2º Seminário de Práticas de Letramento e Alfabetização Matemática, do Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), lotou o Teatro Municipal Doutor Armando de Ré na noite de ontem (7). O evento, promovido pela Prefeitura de Suzano, por meio da Secretaria de Educação, celebrou os avanços da alfabetização na cidade e homenageou os profissionais que atuam na rede municipal de ensino. As ações seguem até o dia 9 de outubro.

Suzano foi a primeira cidade da região a assinar o PNAIC e é considerada referência no Alto Tietê. Atualmente, nove mil alunos (do 1º ao 3º do Ensino Fundamental) e 300 professores fazem parte do programa. E esse trabalho já rendeu resultados significativos para o município. Os dados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) comprovam essa melhora. Os alunos da rede municipal obtiveram a média de 5.7 na Prova Brasil 2013, superando a meta do ano (5.4) e alcançando antecipadamente a média projetada para 2015.

A abertura do seminário também foi marcada por apresentações emocionantes dos alunos da Escola Estadual Professora Maria Elisa de Azevedo Cintra. Eles apresentaram números de dança e música que animaram os participantes. Para a coordenadora do Pacto em Suzano, Rosângela Aparecida Matias, o evento foi um grande sucesso.

Homenagens

A Administração preparou uma homenagem aos educadores, em comemoração ao Dia dos Professores, celebrado em 15 de outubro. Os próprios profissionais da rede municipal indicaram quatro colegas como Professores de Destaque 2014. Os vencedores foram: Cristina Duarte de Santana – professora do 1º ano na Emef Manoel Vicente Ferreira Filho; Simone das Neves Martins – professora do 2º ano na Emef Sonia Regina Alonso Ostermayer; Ivina Reis Claro – professora do 3º ano na Emeif Mônica Sônia Franco Pinheiro Maida; e Denis Ferreira dos Santos – também da Emef Manoel Vicente, que recebeu a homenagem especial.

Mais atividades

Nesta quarta-feira (8), os trabalhos do Seminário foram realizados na Faculdade Piaget, das 8 às 18 horas. A programação do dia contou com as seguintes atividades: mesas temáticas, para explanação de trabalhos de diversas unidades; exposição de pôsteres de projetos desenvolvidos na rede municipal; oficinas variadas; e palestra sobre “Projeto Cultural Indígena” com as professoras Brenda Freire e Adriana Ranzani, da Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR).

E amanhã (9), das 8 horas ao meio dia, os professores participarão de mais oficinas, mesas temáticas (para troca de experiências bem sucedidas)
e também das palestras “Linguagem na resolução de problemas” e “Jogos na alfabetização”, que serão ministradas pelas professoras Natália Maria Araújo e Alessandra Rodrigues, da UFSCAR. As atividades acontecerão na Piaget. Já na parte da tarde, às 14 horas, no Teatro Armando de Ré, está previsto o encerramento do Seminário PNAIC 2014.

Vale destacar que o Pacto Nacional é um compromisso formal assumido pelo governo federal, estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental.

Fonte: Prefeitura de Suzano - 09/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV