Meio Ambiente alerta sobre queimadas

Meio Ambiente alerta sobre queimadas

Meio Ambiente alerta sobre queimadas
Divulgação
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente alerta a população de Arujá sobre o perigo das queimadas. Além de ser passível de multa, a ação, quando praticada em épocas de estiagem e baixo nível dos reservatórios de abastecimento de água, aumenta os riscos à saúde e à natureza.

Segundo balanço da Secretaria, com o objetivo de evitar queimadas foram emitidas, em 2014, 24 notificações a proprietários de terrenos que apresentavam má conservação. Cinco pessoas tiveram de prestar esclarecimentos sobre focos de incêndio detectados pela Fiscalização e duas multas foram lavradas.

De acordo com o Código Florestal Brasileiro, é proibido o uso de fogo em vegetações. Segundo o Código Penal, colocar a vida ou a integridade física de alguém em risco pode causar pena de 3,6 anos de reclusão e multa.

“A participação das pessoas ao avisar de imediato quando há queimadas é muito importante para evitar incêndios de maiores proporções. Também é fundamental não usar fogo para limpar terrenos baldios”, diz o secretário de Meio Ambiente, José Abilio de Gouveia Teixeira.

Entre os problemas ambientais causados pelas queimadas estão o aumento da temperatura global, um dos fatores que altera a quantidade e distribuição das chuvas, e a poluição do ar, a perda de áreas florestadas e a destruição de habitats naturais.

Para a saúde, a exposição à fumaça pode causar doenças respiratórias, como bronquite. Em casos de contato por longos períodos é capaz de provocar câncer no pulmão.

Para denunciar queimadas, o cidadão pode entrar em contato com o Corpo de Bombeiros (193), a Polícia Ambiental (190) ou a Secretaria de Meio Ambiente (4653-1845).

Fonte: Prefeitura de Arujá - 22/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV