Prefeitura de Ferraz prorroga inscrições para 4º Casamento Comunitário
Prefeitura de Ferraz prorroga inscrições para 4º Casamento Comunitário
![]() |
Foto: Roseli Souza |
A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos prorrogou as inscrições para o 4º Casamento Comunitário. Agora, os interessados têm até 10 de dezembro (quarta-feira), para firmarem cadastro. A adesão é gratuita. A cerimônia, que num primeiro momento estava marcada para acontecer em 9 de novembro (domingo), foi remarcada para 25 de janeiro (domingo). A organização é do Fundo Social de Solidariedade, presidido pela primeira-dama Viviane Vieira dos Santos.
Com a solenidade agendada para o início de novembro, as inscrições seriam finalizadas nesta sexta-feira (24 de outubro). Por conta da grande procura por parte da população, a administração municipal optou por remarcar a solenidade para janeiro de 2015 e prorrogar o prazo para cadastro. Quem deseja dizer o tão sonhado “sim” deve procurar o Fundo Social (rua Carlos Gomes, 220, centro) até 10 de dezembro. Gratuito, o atendimento está sendo feito de segunda a sexta-feira, das 8 às 17 horas.
Em sua quarta edição, o Casamento Comunitário será promovido para 65 casais da cidade no Montreal Eventos (rua Antônio Silvestre Leite, 150, bairro Tanquinho). A cerimônia será celebrada em 25 de janeiro, às 10 horas. Como as vagas são limitadas, aqueles que desejam “trocar alianças” de graça devem firmar seus cadastros o quanto antes. Para que o prazo estipulado pelo cartório seja cumprido, os que já fizeram inscrição nos últimos meses devem reiterar o interesse.
![]() |
Foto: Roseli Souza |
No ato do cadastro, é necessário estar munido dos originais do RG, do CPF e da Certidão de Nascimento, além de comprovantes de endereço e de renda mensal de no máximo dois salários mínimos. Quem é divorciado deve apresentar, ainda, a Certidão de Casamento averbada. Para quem é viúvo, é obrigatória a apresentação do Atestado de Óbito do(a) ex-companheiro(a). Já os católicos devem, também, ter em mãos, a certidão de batismo.
O Fundo Social de Solidariedade de Ferraz pede a doação de cinco quilos de alimentos não perecíveis por casal. Os mantimentos serão repassados, posteriormente, a famílias carentes da cidade.
A cerimônia do Casamento Comunitário será do tipo inter-religiosa. Um pastor e um padre concederão as bênçãos de acordo com a crença de cada casal participante, contemplando, assim, evangélicos e católicos. Não haverá custas de cartório inerentes ao processo civil para os noivos. A oficialização da união será oferecida gratuitamente, bem como bolo, champanhe e “lembranças” aos novos casais, logo após a assinatura dos papéis.
Segundo Viviane, presidente do Fundo Social ferrazense, a expectativa é das melhores quanto à realização da quarta edição do projeto:
“Seguramente, será um momento muito marcante, não só para os noivos, mas para todos nós, que estamos organizando esse casamento coletivo e proporcionando a chance de mais de 65 casais realizarem o sonho de oficializarem a união. Os três últimos eventos foram um grande sucesso, por isso, vamos promover mais uma edição”, complementa a primeira-dama.
Secom/ Ferraz - 23/10/2014