Força tarefa na coleta de lixo em Santa Isabel

Força tarefa na coleta de lixo em Santa Isabel

Força tarefa na coleta de lixo em Santa Isabel
Equipe faz uso de máquina e caminhão para coleta de lixo / Foto: AIPMSI


Na manhã desta terça-feira, 07, a Prefeitura de Santa Isabel, através da Secretaria de Serviços Municipais, realizou no Bairro do Jardim Eldorado uma forte ação para a coleta do lixo e limpeza geral das lixeiras.

Com uma das lixeiras situada próximo ao posto de saúde do bairro, a mesma que estava acumulada de resíduos, precisou do auxílio de uma retro-escavadeira e 1(um) caminhão para o transporte do lixo.

Já a equipe de três funcionários, escalada para realizar a tarefa, iniciou a operação (cata lixo).

Efetuando o trabalho mais consciente, os profissionais iniciaram a coleta em duas etapas.

A primeira fase começa, com a retirada do lixo localizado no fundo do recipiente e posto no meio fio da rua. Na segunda etapa, todo o material segue para um caminhão que auxilia no transporte dos resíduos.

Segundo o responsável pelas equipes de limpeza, Adilson Brigagão, se fez necessário o uso de uma retro-escavadeira, devido o lixo que é jogado solto e sem nenhuma segurança para os catadores.

Essa atitude dos munícipes, afeta as sanções da Lei Municipal 1731/91, que se refere ao cuidado com o Lixo e sua separação.

Conscientização

A Prefeitura Municipal de Santa Isabel pede aos munícipes, que façam a separação do lixo corretamente. A iniciativa ajuda os profissionais da limpeza urbana, e da coleta programada.

Causando grandes danos ao meio ambiente, os lixos produzidos nas casas, são mais tóxicos do que os descartados pelos hospitais e postos de saúde.

Coleta regular é Lei

Segundo o Capítulo III, Art. 11, Parágrafo único da Lei 1.731, diz. Os resíduos sólidos, removidos por coleta regular, devem ser acondicionados em sacos plásticos, descartáveis, devidamente fechados, com capacidade unitária de no máximo cem litros.

A lei ainda ressalta que, em desacordo com o disposto no Caput, sujeitará o infrator, além da multa prevista na tabela.

Fonte: Prefeitura de Santa Isabel - 09/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV