Saúde prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca de Mogi

Saúde prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca de Mogi

Saúde prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca de Mogi
O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano e entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção e fatores traumáticos / Foto: Divulgação
A Prefeitura de Mogi das Cruzes promove no próximo dia 18 de outubro (sábado) a 12ª Semana Municipal de Prevenção e Diagnóstico Precoce do Câncer de Boca. O evento faz parte do calendário oficial da Secretaria Municipal de Saúde e será realizado no Largo do Rosário, das 8 às 15 horas, para prestar informações sobre a doença e realizar exames gratuitamente. Qualquer lesão ou machucado na boca que dure mais de duas semanas deve ser avaliado por um cirurgião dentista.

Entre as ações programadas estão: exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; distribuição de material informativo; agendamento para uma segunda avaliação, se houver necessidade; e encaminhamento para realização de biópsia nos casos suspeitos. Haverá, ainda, em parceria com a Universidade Braz Cubas (UBC), o tradicional “escovódromo” voltado para o público infantil.

O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano e entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção, fatores traumáticos (próteses mal adaptadas ou quebradas) e raízes residuais que ferem a mucosa. “As campanhas são realizadas para facilitarmos o acesso das pessoas às informações e serviços, mas é importante lembrar que as unidades de saúde contam com cirurgiões dentistas capacitados para realizar os exames clínicos e também encaminhamentos necessários”, informa o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cid Roberto Cury.

No passado, durante a 11ª Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca, 358 pessoas foram examinadas durante o evento realizado no Largo do Rosário, sendo que 98 pacientes foram encaminhados para uma segunda avaliação. “Temos referência para o atendimento de casos suspeitos no Posto da Saúde da Vila Natal”, explica o coordenador, lembrando que a prevenção é um trabalho contínuo, que deve ser observado pelos pacientes e profissionais.

Secom/ Mogi - 16/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV