Saúde prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca de Mogi
Saúde prepara 12ª Semana Municipal de Prevenção ao Câncer de Boca de Mogi
![]() |
O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano e entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção e fatores traumáticos / Foto: Divulgação |
Entre as ações programadas estão: exames clínicos com finalidade de diagnóstico; orientações sobre o autoexame e cuidados necessários para a prevenção da doença; distribuição de material informativo; agendamento para uma segunda avaliação, se houver necessidade; e encaminhamento para realização de biópsia nos casos suspeitos. Haverá, ainda, em parceria com a Universidade Braz Cubas (UBC), o tradicional “escovódromo” voltado para o público infantil.
O câncer de boca é responsável por 3% dos novos casos de câncer a cada ano e entre os fatores de risco estão fumo, álcool, exposição ao sol sem proteção, fatores traumáticos (próteses mal adaptadas ou quebradas) e raízes residuais que ferem a mucosa. “As campanhas são realizadas para facilitarmos o acesso das pessoas às informações e serviços, mas é importante lembrar que as unidades de saúde contam com cirurgiões dentistas capacitados para realizar os exames clínicos e também encaminhamentos necessários”, informa o coordenador de Saúde Bucal da Secretaria Municipal de Saúde, Cid Roberto Cury.
No passado, durante a 11ª Semana de Prevenção e Diagnóstico do Câncer de Boca, 358 pessoas foram examinadas durante o evento realizado no Largo do Rosário, sendo que 98 pacientes foram encaminhados para uma segunda avaliação. “Temos referência para o atendimento de casos suspeitos no Posto da Saúde da Vila Natal”, explica o coordenador, lembrando que a prevenção é um trabalho contínuo, que deve ser observado pelos pacientes e profissionais.
Secom/ Mogi - 16/10/2014