Campanha Outubro Rosa amplia atendimento às mulheres nesta semana em Mogi

Campanha Outubro Rosa amplia atendimento às mulheres nesta semana em Mogi

Campanha Outubro Rosa amplia atendimento às mulheres nesta semana em Mogi
Na última semana, funcionários de vários setores da Prefeitura de Mogi das Cruzes vestiram rosa para lembrar a luta contra o câncer de mama / Foto: Divulgação
Nesta semana, de 20 a 24 de outubro, uma série de serviços estão sendo ofertados ao público feminino dentro da Campanha Outubro Rosa. O Pró-Mulher, Unica – Unidade Clínica Ambulatorial e o Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, por exemplo, estão realizando coleta de material para exame de Papanicolau com demanda espontânea. As mulheres interessadas devem comparecer a uma das três unidades, no período da manhã ou tarde, e apresentar o Cartão SIS e documento com foto.

Em Mogi das Cruzes as ações de prevenção em saúde da mulher são ampliadas durante o Outubro Rosa. No último sábado (18/10), os três Pronto Atendimentos 24 horas – Jundiapeba, Jardim Universo e Vila Suíssa – realizaram coleta de Papanicolau no período da tarde. Cinquenta mulheres foram atendidas. “Também estamos mantendo as salas de espera com conversas rápidas sobre o câncer de mama, onde as mulheres recebem orientações sobre sintomas e prevenção”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcello Delascio Cusatis.

A Campanha Outubro Rosa é promovida numa parceria entre o Fundo Social de Solidariedade de Mogi das Cruzes e a Secretaria Municipal de Saúde com objetivo de informar sobre o câncer de mama e facilitar o acesso das mulheres ao exame de mamografia, capaz de detectar a doença precocemente. Entre os sintomas perceptíveis estão o surgimento de nódulo ou tumor no seio, acompanhado ou não de dor mamária. Também podem surgir alterações na pele que recobre a mama e nódulos palpáveis na axila.

Estas e outras informações importantes sobre o câncer de mama estão sendo divulgadas durante as palestras programadas para esta semana. Nesta quinta-feira (23/10), às 9 horas, haverá um bate-papo com café da manhã para as alunas do Pró-Hiper. No período da tarde, às 14 horas, o mesmo evento será realizado na Unica, em Jundiapeba. “O histórico familiar é um importante fator de risco, especialmente se um ou mais parentes de primeiro grau foram acometidas antes dos 50 anos”, explica o secretário.

Secom/ Mogi - 22/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV