Prefeitura de Ferraz realiza programação especial na UBS Jardim Rosana

Prefeitura de Ferraz realiza programação especial na UBS Jardim Rosana

Prefeitura de Ferraz realiza programação especial na UBS Jardim Rosana
Foto: Will de Oliver


A Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu na manhã desta quarta-feira (29 de outubro) uma palestra sobre violência doméstica contra a mulher. O encontro aconteceu na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Rosana (rua José Treves Bretãs, 10, Parque São Francisco). Próxima ação está prevista para esta quinta-feira (30 de outubro) no posto de saúde da Vila Margarida (rua Jasmim, 31, Vila Margarida.

Ao todo, 50 mulheres da comunidade local aderiram às atividades realizadas hoje. O objetivo do encontro foi conscientizar o público feminino quanto às agressões sofridas por conhecidos e no ambiente familiar e resgatar a autoestima deste público-alvo. O tema da palestra ministrada hoje na UBS do Jardim Rosana foi “Violência que rola”. As explicações foram dadas pela psicóloga Aparecida Maria dos Santos, que trabalha na rede básica de saúde:

“A violência doméstica contra a mulher, infelizmente, é muito corriqueira em nossa sociedade, e isso precisa ser tratado com muito carinho. Tanto o agressor quanto o agredido devem ter um suporte por parte do poder público, pois, muitas vezes, a violência acontece no ambiente de trabalho e é compartilhada dentro do lar. Para a mulher não sofrer mais agressão, ela tem de ser bem cuidada, fisicamente e emocionalmente”, explicou a especialista.

Todas as 13 UBSs da cidade e os profissionais da rede básica de saúde local estão preparados para receber mulheres vítimas de violência doméstica. Após uma primeira análise, é feito encaminhamento das pacientes para os órgãos competentes, que, então, tomam as providências cabíveis. Este tipo de atendimento também é feito, gratuitamente, no Mais Mulher – Centro Especializado na Saúde da Mulher, que funciona no Sítio Paredão.

Prefeitura de Ferraz realiza programação especial na UBS Jardim Rosana
Foto: Will de Oliver


Segundo o prefeito Acir Filló, a ideia da municipalidade é criar um banco de dados com os casos acolhidos, preservando a identidade das vítimas, e, com isso, ter em mãos uma espécie de “mapa da violência doméstica”. Este material, conforme explica o gestor, é importante para a tomada de decisões por parte da prefeitura quanto ao assunto e, sobretudo, para a elaboração de novas políticas públicas de atendimento voltadas às mulheres.

De acordo com o secretário de Saúde de Ferraz, o médico Luis Claudio da Rocha Guillaumon, é de extrema importância à mulher ter o conhecimento dos seus direitos em caso de agressão, sobretudo pela existência da lei federal 11.340, popularmente como Lei Maria da Penha, que aumenta o rigor das punições a homens que agridem física ou psicologicamente suas companheiras:

“Muitos ainda resistem a discutir este assunto, e isso tem de mudar. A Lei Maria da Penha existe há mais de quatro anos. Porém, não é aplicada de forma efetiva, pois a mulher não faz denúncia, principalmente por falta de informação. Se uma mulher for vítima de violência, ela deve ir até o Plantão Policial do Distrito Central e registrar um Boletim de Ocorrência (B.O.). No espaço, existe a chamada ‘Sala Rosa’, onde o atendimento é específico e isolado, sem exposição. Posteriormente, os agentes encaminham a vítima aos órgãos competentes de saúde, para atendimento psicológico e outros que forem necessários”, complementa o gestor.

Secom/ Ferraz - 29/10/2014

Ferraz quer vacinar 5 mil garotas contra o HPV